Para estimular a economia, o Banco Central anunciou a pouco mudanças no recolhimento compulsório que os bancos têm que fazer junto a instituição. A perspectiva do BC é de que pelo menos R$ 30 bilhões sejam injetados na economia nos próximos meses por meio de operações de crédito.
- Advertisement -
Segundo o BC, a um excesso de dinheiro na economia, que pode ser usado para estimular a atividade econômica. Na avaliação da atividade monetária a recente moderação na concessão de crédito, a inadimplência em patamares relativamente baixos e o recuo do nível de risco no sistema financeiro permitem a injeção de mais recursos a economia para impulsionar empréstimos e financiamentos.
Com essa medida, o BC começa a desmontar as medidas macroprudenciais adotadas no fim de 2010. É uma forma também de o banco acalmar o Palácio do Planalto, uma vez que já avisou que não reduzirá a taxa básica de juros (Selic), que está em 11% ao ano, pelo menos até o fim do ano, mesmo que a economia entre em recessão. Na avaliação do BC, o mais importante agora é derrubar a inflação.