Os bancários da Diretoria de Finanças (Difin) do Banco de Brasil, em Brasília, estão recebendo o pagamento das 7ª e 8ª horas extras, objeto de ação coletiva movida pelo Sindicato em 2014. Foram 10 anos de luta, percorrendo todas as instâncias da Justiça do Trabalho.
Os créditos serão efetuados pelo Sindicato até o próximo dia 24.
Em março passado, o Sindicato convocou os bancários para se habilitarem ao recebimento, comprovando a lotação na Difin durante o período abrangido pela ação, já que a vitória havia se tornado definitiva com o trânsito em julgado da sentença.
Acordo
O Sindicato também oficiou o banco, para que fossem abertas as tratativas para um pagamento célere da ação, sem necessidade de ajuizar um processo de execução – com as novas delongas, que infelizmente ocorreriam, como divergências de cálculos, perícias e recursos.
As negociações do Sindicato com o BB ocorreram em diversas reuniões diretas entre as partes, além de audiências realizas pela juíza Audrey Choucair Vaz, da 16ª Vara do Trabalho de Brasília, onde tramita a ação coletiva.
Paulo Roberto, advogado da assessoria jurídica do Sindicato do escritório LBS, destacou a importância de solucionar as ações coletivas por meio da negociação, “sem onerar a estrutura da Justiça do Trabalho, uma memória positiva e vitoriosa para os trabalhadores”.
A secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Fátima Suzana Marsaro, destacou a satisfação de ver uma ação coletiva ser coroada de êxito, “com os trabalhadores recebendo seus créditos às vésperas do Natal, lembrando a importância da união da categoria para conquistar a vitória”.