Governador chateia muita gente ao usar QI de aliados na escolha dos administradores regionais
- Advertisement -
A escolha do secretariado do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) chateou muita gente. Mas a nomeação dos novos administradores regionais das cidades do DF chateou muito mais. Como na inocente musiquinha infantil que fala do elefante, a cada vez que o chefe do Executivo decide enxugar a máquina pública – reduziu as Secretarias de 39 para 25 e as Regiões Administrativas de 31 para 25, cortando mais de 1.300 cargos comissionados – o meio político se agita com a diminuição do número de cabides de emprego para pendurar cabos eleitorais.
Gente como os deputados distritais Dr. Michel (PP), Rodrigo Delmasso (PTN), Agaciel Maia (PTC), Rafael Prudente (PMDB), Weligton Luiz (PMDB) e Reginaldo Veras (PDT) não teve acatadas suas indicações. Mesmo descontente, porém, o grupo evita manifestar seus sentimentos publicamente. Mas prepara a estratégia para encurralar o Palácio do Buriti na volta dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
A ideia, trabalhada em silêncio, é formar blocos e se unir aos cinco petistas e ocupar posições importantes nas mais estratégicas Comissões temáticas da Casa, como as de Constituição e Justiça (CCJ), de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e a de Assuntos Fundiários (CAF). “Quem tem com o que me pagar, nada me deve”, disse um desses parlamentares ao Brasília Capital, pedindo anonimato.
Mas os articuladores do GDF, pelo menos por enquanto, não parecem muito preocupados. A orientação é trabalhar para ter maioria na Câmara, não unanimidade, como tentou o antecessor Agnelo Queiroz (PT). Ao tempo em que desagrada uma parte da bancada, o governador fideliza o apoio de gente acostumada a sobreviver na oposição. A deputada Celina Leão (PDT), que azucrinou a gestão do petista durante quatro anos, não tem do que reclamar. Além de ficar com a presidência da Casa, emplacou aliados nas administrações de Santa Maria (Nery do Brasil), de Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way (Roosevelt Vilela) e da Estrutural (Evanildo Santos).
Outra que fazia coro com Celina era Liliane Roriz (PRTB). A partir de agora, se as duas estiverem juntas, certamente será para defender o GDF. Pelo menos é o que se espera após a filha do ex-governador Joaquim Roriz ter sido contemplada com as administrações do Recanto das Emas (Fábio Ávila) e Fercal e Sobradinho (Estevão Reis – este, aliado de primeira hora do presidente do partido, empresário Luiz Estevão). De quebra, a legenda ainda ganhou a Regional de Brazlândia (André Rosa), por sugestão do distrital Juarezão.
Confira no quadro a lista dos deputados que estão com o QI (Quem Indica) em alta junto ao governador Rodrigo Rollemberg. Destaque para Robério Negreiros (PMDB), que ficou com Planaltina (Dinalva Ferreira), e foi ouvido sobre Vicente Pires (Maria Celeste Liporon), onde também palpitou Telma Rufino (PPL). Esta é tida como responsável pela escolha de Patrícia de Matos para Águas Claras. É certo que, em Vicente Pires, terá que dividir os méritos com o peemedebista Robério Negreiros e com o petista derrotado nas urnas do ano passado, Dirsomar Chaves. O nome de Celeste também constava de uma lista de quatro indicações da Associação Comercial da cidade. Júlio Ribeiro (PRB) foi o responsável pelas nomeações de Samambaia (Claudeci Miranda – Luart Calçados) e de Riacho Fundo II (Francisco Medeiros).
Até a ex-presidenciável Marina Silva, que trabalha para criar a Rede Sustentabilidade, opinou, juntamente com o pedetista Joe Valle, na escolha do administrador do Lago Norte e Varjão, Marcos Woortman. Taguatinga ficou na cota da pastora Sandra Faraj (SDD), que indicou seu ex-chefe de gabinete da administração do Lago Norte, Ricardo Lustosa. O deputado federal Augusto Carvalho, do mesmo partido, ficou com a regional do Gama (Maria Antônia, a Mazé, ex-coordenadora das campanhas de César Lacerda na cidade).
Já o tucano Raimundo Ribeiro, aliado histórico do ex-governador José Roberto Arruda (PR), ganhou a administração de Sobradinho (Divino Sales), e ainda integra a Mesa Diretora da CLDF. O PEN indicou dois administradores: Vilson de Oliveira (Ceilândia Norte) que trabalhou na campanha do petista Agnelo Queiroz, e Guará e SIA (Eriberto Silva). O primeiro é aliado da distrital Luzia de Paula e o outro do candidato derrotado à Câmara Federal, Alírio Neto, que briga para tomar o mandato de Rôney Nêmer (PMDB), enredado por processos do escândalo da Caixa de Pandora.
- Advertisement -
O recém-eleito Ivonildo Lira (PHS) vai comandar sua principal base eleitoral, em São Sebastião, por meio do correligionário Jean Carvalho. O PSD do ex-governador biônico e deputado federal eleito Rogério Rosso administrará a parte Sul de Ceilândia com o vice-governador Renato Santana. O gesto, aliás, fez lembrar a manobra de Joaquim Roriz, que montou em Taguatinga o “buritizinho”, onde instalou o então vice Benedito Domingos (PP), para deixá-lo distante das decisões do poder central.
O distrital Cristiano Araújo (PTB) indicou Irany Gomes para o Riacho Fundo I. Amigo do senador Cristovam Buarque (PDT), Igor Tokarski foi o escolhido para o Plano Piloto. O médico Paulo Feitosa, que andou cotado para a Secretaria de Saúde, ganhou, como consolação, a administração do Sudoeste, Octogonal e Cruzeiro. Ele está na cota pessoal de Rollemberg, da mesma forma que os interinos do Lago Sul e Jardim Botânico (Aldemir Paraguassu) e do Paranoá e Itapoã (Eduardo Rodrigues). Estes dois últimos são vistos como “estepes”, podendo ser substituídos a qualquer momento por nomes indicados por algum aliado que não tenha se conformado em ficar de fora da cantiga de ninar do governador.
O QI dos administradores:
Ceilândia: Renato Santana (interino)
Quem indica: Rogério Rosso (PSB)
Planaltina: Dinalva Ferreira (interina)
Quem indica: Robério Negreiros (PMDB)
Recanto das Emas: Fábio Ávila
Quem indica: Liliane Roriz (PRTB)
Riacho Fundo I: Irany Gomes
Quem indica: Cristiano Araújo (PTB)
Riacho Fundo II: Francisco Medeiros
Quem indica: Júlio Ribeiro (PRB)
Samambaia: Claudeci Miranda (Luart Calçados)
Quem indica: Júlio Ribeiro (PRB)
Águas Claras: Patrícia de Matos
Quem indica: Telma Rufino (PPL)
Brasília: Igor Tokarski (interino)
Quem indica: Cristovam Buarque (PDT)
Brazlândia: André Rosa
Quem indica: Juarezão (PRTB)
Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way: Roosevelt Vilela
Quem indica: Celina Leão (PDT)
Santa Maria: Nery do Brasil
Quem indica: Celina Leão (PDT)
São Sebastião: Jean Carvalho
Quem indica: Ivonildo Lira (PHS)
Sobradinho I: Divino Sales
Quem indica: Raimundo Ribeiro (PSDB)
Sudoeste/Octogonal e interino do Cruzeiro: Paulo Feitosa
Quem indica: Rodrigo Rollemberg (PSB)
Taguatinga: Ricardo Lustosa
Quem indica: Sandra Faraj (SDD)
Vicente Pires: Maria Celeste Liporon (interina)
Quem indica: Robério Negreiros (PMDB)
Ceilândia Norte: Vilson de Oliveira
Quem indica: Luzia de Paula (PEN)
Estrutural: Evanildo Santos
Quem indica: Celina Leão (PDT)
Fercal e Sobradinho II: Estevão dos Reis
Quem indica: Luiz Estevão (PRTB)
Gama: Maria Antônia
Quem indica: Augusto Carvalho (SD)
Guará e SIA: Eriberto Silva (interino)
Quem indica: Alírio Neto (PEN)
Lago Norte e interino do Varjão: Marcos Woortman
Quem indica: Joe Valle (PDT) e Marina Silva (PSB)
Lago Sul e interino do Jardim Botânico: Aldemir Paraguassu
Quem indica: Rodrigo Rollemberg (PSB)
Paranoá e Itapoã: Eduardo Rodrigues (interino)
Quem indica: Rodrigo Rollemberg (PSB)