“Para conhecer-se, perceba-se no momento em que reage. São suas reações que mostram quem você é”, ensinou o psicólogo indu J. Krishnamurti. Conhecendo-se, você pode conhecer o outro, compreende-lo, amá-lo e perdoá-lo, porque você torna-se consciente dos seus erros e defeitos.
Suas reações mostram quem você é. As reações dos outros mostram quem eles são. No amor, criar expectativas é ingenuidade. Deslumbrar-se à primeira vista e achar que o outro é maravilhoso é buscar decepção e sofrimento.
Não se nasce gente. Nasce-se como projeto para tornar-se. A maioria não se torna porque não se conhece e desconhece seu propósito. Não obstante, não basta conhecer-se e vivenciar o propósito. É preciso viver com ética, solidariedade e crescer.
Se você permanecer o mesmo, perdeu sua encarnação. A Lei de Progresso é a lei mais importante da vida. Conhecer-se e autorealizar-se é esforço que todos deveriam fazer para a vida ter sentido. Autorealizar-se é tornar-se aquilo que se é em potencial, cumprir o propósito.
Na busca da realização do propósito, tenha em vista: 1. Evite falar sobre planos e êxitos; 2. Seja solidário, se puder e como puder; 3. Comece o dia e termine-o em oração; 4. Transforme as chatices da vida em lições e desligue; 5. Busque por tudo como se fosse melhor para você, mas não esqueça do “se”. Busque, como se tudo dependesse somente de você e, ao mesmo tempo, como se tudo dependesse de Deus; 6. Bom senso: avaliar o que vai fazer, o que vai falar e o que não deu certo; 7. Afaste-se de quem não gosta de você ou lhe inveja; 8. Você encontrará na vida pessoas necessárias à sua realização. Seja também esta pessoa para os outros; 9. Você receberá ingratidão e discriminação que serão créditos da vida a seu favor; 10. Evite expectativas para não decepcionar-se, comparações para não invejar e aprenda com André Luís: “o dever bem cumprido é excelente travesseiro para a noite”; 11. Você é único com finalidade única na Terra. Celebre isto!