• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Da redação, Entorno, Geral, Transporte Público

Aumento de ônibus do entorno provoca reações no Congresso

  • Walberto Maciel
  • 23/02/2024
  • 21:28

Compartilhe:

Agência Cora Coralina

Da redação

As tarifas de ônibus que fazem a ligação do Distrito Federal com as cidades do Entorno ficarão 8,5% mais caras a partir de domingo (25). O aumento foi autorizado na quarta-feira (21), durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O percentual será aplicado em todo o transporte rodoviário semiurbano interestadual e internacional de passageiros. O anúncio do aumento já repercutiu no Senado Federal e a senadora Leila Barros, a Leila do vôlei (PSB-DF) e o senador Jorge Cajuru (PSB-GO) entraram com um pedido na ANTT de suspensão do reajuste. 

O reajuste fixou o valor de R$ 0,165413 por passageiro por quilômetro do trajeto, e também abrange os serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual de passageiros operados em regime de autorização especial que estavam sob gestão do Governo do Distrito Federal. 

A ANTT também não se manifestou sobre a proposta dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, de subsidiar a tarifa das linhas do Entorno para evitar o peso integral do custo do transporte para os usuários.

ANTT esfola população do entorno do DF

Com esse título, a edição 656 do Brasília Capital, que circulou de 3 a 9 de fevereiro antecipou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) planejava um novo aumento das passagens e continuaria sua política de esfolar o trabalhador, com o terceiro aumento das passagens aplicadas no transporte público que liga as cidades do entorno ao Distrito Federal em menos de um ano.

O aumento das passagens é menor do que o previsto na edição 656, que era de 10%, mas pesa bastante no bolso de quem paga a própria passagem, e daqueles que recebem as passagens dos patrões, que passam a fazer parte de um grupo que pode perder o emprego por conta do aumento. 

Pior do que isso é a ANTT ignorar completamente aquela que pode ser a solução para este problema, que preocupa todos os moradores do entorno e os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ibaneis Rocha (MDB-DF) que já tem todo o cálculo do impacto que seria para os Estados e para a Agência se o entorno assumisse a tarifa zero no transporte dos moradores do entorno.

O governador Ronaldo Caiado (Foto) afirmou que o aumento não resolve o problema e piora muito a realidade da população que mora no entorno e trabalha no Distrito Federal. “Temos a solução que é dividir este valor pelos dois estados e a União, ainda não entendi por que a ANTT nem aceita conversar sobre o tema”, disse o governador Caiado ao tomar conhecimento do novo aumento. Veja abaixo como ficaram os preços das passagens.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Walberto Maciel

Walberto Maciel

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

Prefeitura de Valparaíso regulamenta ValeGás

12 de março de 2026

IFG em Valparaíso abre vagas com bolsa para a rede pública

12 de março de 2026

Fundação Índigo anuncia curso para formar candidatos do União Brasil

12 de março de 2026
Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Resultados Fiscais do GDF: Audiência na CEOF

11 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?