Da redação
As tarifas de ônibus que fazem a ligação do Distrito Federal com as cidades do Entorno ficarão 8,5% mais caras a partir de domingo (25). O aumento foi autorizado na quarta-feira (21), durante reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O percentual será aplicado em todo o transporte rodoviário semiurbano interestadual e internacional de passageiros. O anúncio do aumento já repercutiu no Senado Federal e a senadora Leila Barros, a Leila do vôlei (PSB-DF) e o senador Jorge Cajuru (PSB-GO) entraram com um pedido na ANTT de suspensão do reajuste.
O reajuste fixou o valor de R$ 0,165413 por passageiro por quilômetro do trajeto, e também abrange os serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual de passageiros operados em regime de autorização especial que estavam sob gestão do Governo do Distrito Federal.
A ANTT também não se manifestou sobre a proposta dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, de subsidiar a tarifa das linhas do Entorno para evitar o peso integral do custo do transporte para os usuários.
ANTT esfola população do entorno do DF
Com esse título, a edição 656 do Brasília Capital, que circulou de 3 a 9 de fevereiro antecipou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) planejava um novo aumento das passagens e continuaria sua política de esfolar o trabalhador, com o terceiro aumento das passagens aplicadas no transporte público que liga as cidades do entorno ao Distrito Federal em menos de um ano.
O aumento das passagens é menor do que o previsto na edição 656, que era de 10%, mas pesa bastante no bolso de quem paga a própria passagem, e daqueles que recebem as passagens dos patrões, que passam a fazer parte de um grupo que pode perder o emprego por conta do aumento.
Pior do que isso é a ANTT ignorar completamente aquela que pode ser a solução para este problema, que preocupa todos os moradores do entorno e os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ibaneis Rocha (MDB-DF) que já tem todo o cálculo do impacto que seria para os Estados e para a Agência se o entorno assumisse a tarifa zero no transporte dos moradores do entorno.
O governador Ronaldo Caiado (Foto) afirmou que o aumento não resolve o problema e piora muito a realidade da população que mora no entorno e trabalha no Distrito Federal. “Temos a solução que é dividir este valor pelos dois estados e a União, ainda não entendi por que a ANTT nem aceita conversar sobre o tema”, disse o governador Caiado ao tomar conhecimento do novo aumento. Veja abaixo como ficaram os preços das passagens.