Da Redação
A luta pela igualdade de gênero na política não é recente, embora a participação feminina tenha aumentado, a quantidade mulheres eleitas ainda é baixa. No distrito Federal quatro deputadas mulheres foram eleitas para a legislatura de 2023-2026 na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Na atual legislatura a CLDF há apenas três deputadas, o aumento no número de mulheres ainda é baixo, mas este é maior que a atual composição da Casa.
Essa crescente participação de mulheres na política possibilita que as pautas classificadas como “femininas” tenham maior visibilidade no poder público e leva a avanços na legislação e na formulação de políticas públicas. A consciência das mulheres e dos eleitores da importância de formação de bancada representativas, também tem alcançado um crescimento significativo.
Das quatro deputadas eleitas para a CLDF, três delas foram eleitas pela primeira vez e uma conseguiu a reeleição. Confira quem são: Jaqueline Silva (Agir), a única que se reelegeu; Dayse Amarilio (PSB), enfermeira obstetra, ex-presidente do SindEnfermeiro-DF, também professora; Paula Belmonte (Cidadania), deputada federal pelo DF, esta é a primeira vez que ela vai à Câmara Distrital; Doutora Jane (Agir), delegada da Polícia Civil (PCDF), foi atleta de voleibol, enfermeira, professora na rede pública de ensino e diretora Sinpro-DF.
Com informações do Metrópoles.