Da Redação
O Distrito Federal registra aumento na taxa de transmissão de covid-19, que teve um salto de 0,91, em 27 de outubro, para 1,25 no boletim epidemiológico desta terça-feira (8/11). Esse aumento tem preocupado os especialistas em saúde.
No boletim foi registrado 43 casos a mais que no documento anterior. A taxa está acima da média estipulada, e mostra que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras 123. A crise tende a piorar, quando o indicador está acima de 1. O número se igualou ao mesmo de 27 de junho, há mais de quatro meses. A maior taxa tinha sido anunciada em 24 de junho, quando esteve em 1,49.
O cenário é de preocupação, pois a pandemia de covid-19 ainda não acabou. E para amenizar os efeitos da doença os especialistas recomendam que todos completem o esquema de vacinação, para quem não tomou todas as doses, e para os que ainda não tomaram nenhuma que procurem as unidades de saúde para vacinarem.
Até esta terça-feira (8/11) à noite, o Vacinômetro da pasta informava que o distrito Federal tinha 84,3% da população com segunda dose ou dose única aplicada no braço.
Tomar a vacina é a melhor medida preventiva e seguir as orientações de prevenção e o isolamento adequado para evitar um novo aumento do número de casos.
Ainda ontem à noite, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que, devido à importância da conclusão do ciclo vacinal, no próximo sábado, terá um carro de vacina na Expansão de Samambaia.
Com informações do Correio Braziliense.