Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Audiência pública virtual acelera privatização do VLT

  • Chico Sant'Anna
  • 17/04/2020
  • 10:16

Compartilhe:

Semob promove audiência pública virtual com a participação da comunidade pela Internet: Privatização ainda em 2020. Foto: Divulgação

Mesmo com o isolamento social vivido no Distrito Federal nas últimas semanas em função da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Mobilidade não interrompeu o processo de concessão à iniciativa privada da instalação e gestão do VLT e da privatização do metrô de Brasília. Conforme esta coluna antecipou em novembro do ano passado, o transporte sobre trilhos na Capital deve ficar mesmo a cargo de empresas que já operam linhas de ônibus coletivos.

O projeto técnico e de negócio escolhido foi elaborado pelo consórcio formado pela Viação Piracicabana – empresa de ônibus em nome de quatro filhos de Nenê Constantino, dono da Gol, e irmãos das fundadoras da Viação Pioneira – associada à empreiteira Serveng Civilsan, citada na Lava-Jato – e mais outras três empresas.

A Piracicabana já tem o monopólio do transporte de 146 mil passageiros que moram ou trabalham na parte Norte do DF (Bacia 1), compreendendo, o Parque Nacional de Brasília, Sobradinho, Sobradinho II, Varjão, Lago Norte, Planaltina, Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal. O projeto por ela elaborado prevê uma estação no Noroeste, às margens da Via Epia, permitindo a integração do VLT às linhas de ônibus que ela opera.

Expansão do transporte sobre trilhos terá integração com linhas de ônibus. Foto: Reprodução

Metrô – Embora o modelo de negócio da privatização do metrô ainda não tenha sido divulgado, já é conhecido o grupo empresarial que foi escolhido para elaborá-lo. Ele tem a coautoria de outra empresa de ônibus, a Urbi, de propriedade do consórcio goiano HP-Ita, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – empresa de economia mista, cujos principais sócios são o Estado e a cidade de São Paulo e o Governo Federal.

Para continuar a leitura, clique aqui.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Chico Sant'Anna

Chico Sant'Anna

Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

O autoconhecimento é o início da sabedoria

Júlio Miragaya

Direita rachada… rachadinha!

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Diante de empresários, governador destacou transformação na infraestrutura de Vicente Pires. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ibaneis sobre Vicente Pires: “Eu construí uma cidade”

10 de dezembro de 2025

Furtos de cabos explodem no DF e já somam 86 km em 2025

10 de dezembro de 2025

Site de “namorado de aluguel coreano” é derrubado após denúncia

10 de dezembro de 2025

Caiado renova Bolsa Uniforme para 2026

10 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.