Pelo jeito,dez dias após a posse de Javier Milei, no dia 10 deste mês, os argentinos já se arrependeram de o terem escolhido presidente do país. Na quarta-feira (20), milhares de hermanos encheram as ruas e sacadas em resposta ao mega Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) anunciado novo ocupante da Casa Rosada. Foi o primeiro grande protesto desde a posse, há dez dias.
Panelaço – Imediatamente após a primeira cadeia nacional de Milei, que prometeu alterações radicais nos direitos civis e na estrutura de poder governamental cidadãos de Buenos Aires e outras províncias, manifestaram sua insatisfação. Usaram panelas, buzinas e aplausos como forma de expressão, unindo-se no coro “Que se vayan todos”.
Retrocessos – Os protestos refletiram uma ampla gama de preocupações, desde a alteração das leis tributárias até o medo de retrocessos democráticos e econômicos. Em vários pontos, pessoas de diferentes idades e profissões expressaram seu descontentamento, muitas criticando abertamente as políticas de Milei.