Professores e orientadores educacionais aprovados no último concurso do Magistério Público em vaga imediata e no cadastro reserva realizarão ato, com doação de sangue, na terça-feira (12). A ação, chamada pelo Sinpro-DF, será às 9h45, no Hemocentro (Setor Médico Hospitalar Norte, próximo ao HRAN), marca a campanha “Convoca Já!”.
“Vamos mostrar que estamos dando o sangue pela educação pública de qualidade. Já fomos aprovados e aprovadas no concurso. Estamos prontos e prontas para ir para as salas de aula e fazer uma educação pública de qualidade ”, diz a diretora do Sinpro-DF, Ana Bonina.
O Governo do Distrito Federal realizou concurso para o Magistério Público em 2022. Faz parte do acordo de greve com a categoria, firmado em maio deste ano, a nomeação imediata de todos os classificados em vagas imediatas e os que ficaram no cadastro reserva, tão logo ocorresse a homologação do concurso, efetuada em julho.
A sindicalista lembra que o governador Ibaneis Rocha anunciou a nomeação de alguns aprovados no concurso de 2022, mas que o quantitativo “é totalmente insuficiente”. “As 766 nomeações anunciadas estão longe de cobrir o déficit de 9 mil professores na rede pública. E para orientadores, que também são deficitários nas escolas públicas, o anúncio foi da convocação de apenas 20 aprovados”, afirma.
Segundo dados da Secretaria de Educação, atualmente, 70% dos professores em regência estão em regime de contratação temporária. “Professores e professoras com contrato temporário são altamente qualificados, mas têm direitos precarizados. A gente quer ver todos com direitos plenos”, esclarece a diretoria do Sinpro-DF, Márcia Gilda.
Segundo ela, !a alta rotatividade dos professores substitutos inviabiliza o acompanhamento do aprendizado dos estudantes e dificulta o planejamento das atividades escolares”.
Entre vagas imediatas e cadastro reserva do último concurso do Magistério Público, foram aprovados 3.880 professores(as) e 100 orientadores(as) educacionais. O GDF chegou a assinar documento se comprometendo a nomear todo o quantitativo.
Doação – O Hemocentro apresenta as orientações para ser doador de sangue. Entre elas: Ter de 16 a 69 anos; pesar mais de 51 quilos; Dormir pelo menos 6 horas, com qualidade, na noite anterior à doação; Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação; Não fumar 2 horas antes da doação; Estar bem alimentado(a) e bem hidratado(a); Evitar alimentos gordurosos, como leite, frituras e massas; Estar com documento de identificação oficial com foto em mãos.
Para dar qualidade ao atendimento, o Hemocentro realiza agendamento para doação de sangue. A marcação pode ser feita pelo site https://www.hemocentro.df.gov.br/. A direção da fundação afirma que, caso o(a) doador(a) não consiga realizar o agendamento via internet, pode se dirigir diretamente ao Hemocentro, das 7h15 às 18h, de segunda a sábado.
Campanha Convoca Já
A Campanha Convoca Já! está nas ruas, nas escolas e na mídia. Para dar corpo à luta, o Sinpro espalhou outdoors em pontos estratégicos da cidade; vem fazendo visitas formativas nas escolas e com a publicação de vídeos sobre o tema na rede local de TV vídeo.