Zélio Maia (*)
O aplicativo Detran Digital ultrapassou os 500 mil cadastros. Em um ano, são 628.312 usuários cadastrados e quase 30 serviços disponíveis à população. Lançado em agosto de 2020, o projeto Detran Digital proporciona agilidade e conforto ao cidadão brasiliense, pois facilita o acesso a serviços oferecidos pelo Departamento, por meio da internet.
Como diretor-geral do Detran-DF, apostei no investimento em tecnologia para melhor atender à população. Antigamente, o cidadão chegava a ficar horas na fila do atendimento para retirar o documento do veículo. Agora, em poucos cliques, o CLRV-e está disponível na tela do celular.
Somente no mês de julho, foram emitidos 127.118 documentos de veículo pelas plataformas digitais: Portal de Serviços e o aplicativo. Além disso, nesse mesmo período, foram emitidas 13.558 autorizações para transferência de propriedade veicular, a ATPV-e.
Um dos serviços mais acessados é consulta a débitos, que não necessita de cadastro. Em média, são realizadas cerca de 42 mil pesquisas por dia. Além das consultas, o cidadão pode, ainda, realizar alteração de endereço, emissão de nada-consta, identificação de condutor infrator, impressão de credencial de estacionamento para condutor idoso, entre outras opções.
Em breve, novos serviços serão implementados nas plataformas digitais. Nosso objetivo é ampliar cada dia mais as funcionalidades do aplicativo.
(*) Diretor-geral do Detran-DF