Aposentado não é idoso: programe seu futuro. Este foi o tema do workshop promovido pelo Sindicato, em parceria com a empresa Aposentadoria Proativa, no Teatro dos Bancários. Trabalhadores aposentados ou prestes a se aposentar e que ainda não decidiram o que fazer com o tempo livre, tiveram a oportunidade de ouvir três especialistas na área.
“O propósito deste evento é trazer mais luz ao nosso futuro”, esclareceu o secretário de Aposentados do Sindicato, José Wilson. “Não somos inativos. Continuamos tendo nossa vida social e familiar. É o nosso momento de descanso e de recompensas merecidas. Mas também há os que desejam fazer renda extra ou iniciar um negócio. Portanto, aproveitem este encontro, que vai contribuir para abrir os horizontes para um projeto de futuro”, acrescentou.
Aposentada da Caixa e diretora da Fetec-CUT/CN, Marlene Dias reiterou que idade significa experiência e não inatividade. “Depois de darmos nossa contribuição à sociedade durante a maior parte de nossa vida, é hora de sonhar de novo, de dar uma nova dinâmica em nossa jornada”, ressaltou.
Direcionamento vocacional – A empresa Aposentadoria Proativa, parceira do Sindicato no workshop, desenvolve um programa preparatório para aposentadoria cujo objetivo é o direcionamento vocacional para quem não sabe qual caminho trilhar durante a aposentadoria. A sua missão é construir um plano de vida para potencializar os dons, talentos e relacionamentos do aposentado.
Mentora de carreira e aposentadoria da Proativa, Raquel Bonfim iniciou reforçando que aposentado não é idoso. Destacou que não importa a fase que estamos vivendo – todas são importantes e com desafios. “Nosso objetivo é dar a oportunidade de vocês conhecerem as suas habilidades e mostrar que é possível fazer dinheiro com o que amamos”.
Raquel explicou que as ferramentas aplicadas no workshop têm o intuito de mostrar ao bancário que vai se aposentar, ou ao que já se aposentou, que a aposentadoria é apenas uma fase profissional que se encerrou. “Agora você pode iniciar uma fase com mais flexibilidade, de forma mais leve”.
Camila Abdão, mentora empresarial da Proativa, destacou que o empreendedorismo na aposentadoria pode ser uma solução para que os dons e talentos sejam colocados à disposição para o crescimento pessoal, para impactar a sociedade, servir as pessoas, os clientes e a sociedade de forma geral. “A gente ainda foca em desenvolver negócios, empresas com impacto positivo na sociedade, fazendo parcerias com instituições do terceiro setor, como ONGs, por exemplo”.
Aula online – Na terça-feira (3 de outubro) ocorreu uma aula online, como segunda etapa do workshop, destinada àqueles que querem aprofundar no tema, sob a responsabilidade da Aposentadoria Proativa.