O Sport Club do Recife foi punido nesta terça-feira (12), em primeira instância, a jogar oito partidas com portões fechados em decorrência do ataque de torcedores organizados ao ônibus do Fortaleza. Na ocasião, seis jogadores atletas do clube cearense foram hospitalizados.
Por decisão unânime, a Segunda Comissão Disciplinar do STJD também determinou a suspensão da venda de ingressos a que o Sport tem direito como visitante (até o cumprimento dos oito jogos sem público) e estabeleceu o pagamento de multa de R$ 80 mil. O Leão da Ilha ainda poderá recorrer ao Pleno da Justiça Desportiva.
“É necessário que o STJD atue de forma preventiva. É necessário que o clube seja condenado nas penas do artigo 213. Com relação a dosimetria da pena, levo em consideração a extrema gravidade da infração, a enorme extensão do fato, os meios empregados com pedras e bombas, os motivos determinantes da agressão com violência gratuita e os antecedentes do infrator”, disse o relator do processo, o auditor Diogo Maia.
No último dia 22 de fevereiro, o ônibus com a delegação do Fortaleza foi apedrejado no início da madrugada, após a saída da Arena Pernambuco, após o empate em 1 a 1 com o Sport, pela Copa do Nordeste. De dentro do veículo, o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, publicou imagens nas redes sociais em que jogadores apareciam feridos.
Um dos hospitalizados, o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, teve traumatismo craniano, com perda transitória de consciência.