O governo federal lançou, quarta-feira (19), o aplicativo Celular Seguro pelo site. O objetivo da medida do Ministério da Justiça é combater roubos e furtos de telefones celulares no País. Com a iniciativa, a vítima desse tipo de crime poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques. Mais de 155 milhões de brasileiros possuem uma conta no GOV.BR
Android e IOS – O Celular Seguro estará disponível na Internet quanto e em aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar outras, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o aparelho roubado, furtado ou extraviado.
Opcional – De acordo com o Ministério da Justiça, o cadastro de “pessoas de confiança” é opcional, e, se registradas como contatos de emergência, elas não terão acesso aos dados do celular, podendo, apenas, comunicar o crime no site ou aplicativo Celular Seguro, gerando o bloqueio do aparelho e de aplicativos.