Um apagão atingiu 35% das residências do Distrito Federal na madrugada desta terça-feira (14), devido a uma explosão no Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a Neoenergia Brasília, a interrupção começou por volta de 00h31 e a situação foi normalizada às 1h06.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou no programa “Bom Dia, Ministro” que o apagão foi causado por um problema pontual na infraestrutura, resultado de um incêndio em uma subestação no Paraná. “É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia”, garantiu.
Silveira disse, ainda, que o sistema elétrico foi reforçado com a contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão. “Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética“.
Além do DF, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins também ficaram sem luz.