A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresenta agora o parecer da CPMI do 8 de Janeiro. O relatório, de 900 páginas, é resultado de quatro meses e meio de investigações feitas com base em depoimentos de testemunhas e na análise de documentos. A votação está prevista para quarta-feira (18).
A oposição vai entregar dois votos em separado sob a alegação de negligência por parte do governo federal. Um desses votos, do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), pede o indiciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Desde o fim de maio, a CPMI colheu 20 depoimentos, entre eles os dos generais Augusto Heleno e Gonçalves Dias, que comandaram o GSI. Outro militar ouvido foi o coronel Jean Lawand, que apareceu em troca de mensagens telefônicas com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, coronel Mauro Cesar Cid. Nas mensagens, Lawand defende intervenção militar após as eleições de 2022.
Nomes que integraram a cúpula da PMDF, a quem cabia a segurança na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, também estiveram na CPI, como os coronéis Jaime Naime e Fabio Vieira. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques e o hacker Walter Delgatti foram outras figuras que depuseram no colegiado.
VEJA AO VIVO