Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil

Anvisa libera importação de matéria-prima da Coronavac

  • Redação
  • 30/10/2020
  • 11:47

Compartilhe:

Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Não adiantou o veto político do presidente Jair Bolsonaro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, quarta-feira (28), a importação de matéria-prima para produção de 40 milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A instituição acredita ser possível que as doses estejam à disposição até dezembro.

A CoronaVac é alvo de disputa política envolvendo o Ministério da Saúde, o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria. Na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a negociação para adquirir as 46 milhões de doses. Contrariado, Bolsonaro mandou cancelar a compra – e o Ministério, por sua vez, divulgou novo posicionamento afirmando que não havia intenção de compra.

A liberação para importação da matéria-prima encerra outro capítulo da polêmica envolvendo os dois governos. As autoridades paulistas afirmaram que o cronograma de produção da vacina sofreria atrasos diante da demora da Anvisa na liberação da importação de matéria-prima da China.

O Butantan solicitou, em 18 de setembro, a autorização excepcional para importação da matéria-prima. A Anvisa negou demora e disse que seguiu o trâmite normal de avaliação do pedido.

A Anvisa já tinha liberado a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, que chegarão na próxima semana e virão envasadas e prontas para o uso. A CoronaVac está na terceira fase de testes. A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina, ainda não obteve o registro para aplicação do imunizante no Brasil, que não pode ser utilizado na população. Até momento, apenas dados parciais referentes à segurança da vacina foram apresentados pelo governo de São Paulo, mas não foram publicados em revistas científicas.

Cobranças – Na última semana, o Instituto Butatan, que é ligado ao governo estadual, fez cobranças públicas pela liberação da importação. A Anvisa havia respondido dizendo que havia “discrepâncias” no pedido de importação. Dimas Covas, diretor geral da instituição, cobrou a Anvisa, afirmando que a demora estava atrasando o cronograma de produção da CoronaVac. De acordo com o Butantan, a fábrica, em São Paulo, tem capacidade para produzir 1 milhão de doses por dia.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Dieta carnívora: cuidado com promessas fáceis!

José Matos

Derrotas são lições

Júlio Miragaya

A ojeriza da burguesia a Lula e ao PT

Tesandro Vilela

Quando a comida grita e a informação cala

Júlio Pontes

Manzoni é o distrital que mais cresceu no Instagram

Últimas Notícias

Magela desiste do GDF. Concorrerá a federal

1 de fevereiro de 2026

DF Folia 2026 anuncia 76 blocos de carnaval

1 de fevereiro de 2026

Educação de Valparaíso conquista Selo Ouro

1 de fevereiro de 2026

O saldo de Nikolas nas redes

1 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.