Orlando Pontes
Ex-administrador de Taguatinga no governo Agnelo Queiroz, Antônio Sabino será candidato a presidente do PT no Distrito Federal nas eleições de julho próximo. Sabino lidera no DF o Bloco Popular e de Base (BPB), organização política interna da sigla e afirma que decidiu concorrer ao cargo após a desistência do deputado distrital Chico Vigilante, que teria o apoio dessa corrente.
Sabino foi coordenador nacional do Setorial de Moradia do PT, exerceu a vice-presidência da legenda no DF em duas gestões consecutivas, foi presidente do PT em Taguatinga e atualmente é secretário de Assuntos Institucionais da Direção Executiva no Distrito Federal.
Além de Taguatinga, ele foi administrador regional do Cruzeiro e subsecretário de Obras do GDF. Também exerceu a função de diretor de Comunicação da Câmara dos Deputados, onde trabalha há 50 anos. Sua principal bandeira como presidente regional do Partido dos Trabalhadores é a defesa de candidatura própria ao Buriti em 2026, que ele entende ser a alavanca para o fortalecimento da candidatura de Lula, em um cenário avaliado por Sabino como “bastante difícil”.
“Vamos enfrentar de forma intransigente o avanço da direita e do fascismo, buscando organizar o partido e dialogando com as organizações democráticas de Brasília para o enfrentamento político com o bolsonarismo e o atraso político instalado e organizado no DF”, garante ele.