Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Sem categoria

Ano Novo, vida nova. Que assim seja!

  • Fernando Pinto
  • 05/01/2015
  • 15:48

Compartilhe:

Sem essa de lamentos e de querer jogar a culpa das ziquiziras de saúde nas superstições de calendário. Mas, realmente, o ano de 2014 não foi fácil para mim. No seu transcurso, sofri um infarto agudo do miocárdio (como dói!), somado a outras inconveniências físicas: uma gripe de matar idoso; cãibras nos pés e nas mãos que não me deixavam dormir à noite; uma complicada infecção urinária; a retirada com um bisturi do traiçoeiro câncer de pele que queria devorar um pedaço do meu rosto; e, finalmente, uma irritação na córnea, que se agravava com a baixa secura do ar, proporcionando a sensação de que estava morando numa cidade que tinha temperatura de deserto. É oportuno dizer que esse último desconforto climático não chegou a abalar meu amor por Brasília. E já tomei uma decisão irrevogável: se existe a tal da Reencarnação, como acreditam piamente os kardecistas, vou solicitar a São Pedro que me faça renascer aqui na Capital, se possível pelas mãos do médico Getro Artiaga.

Aqui pra nós, confesso que, em determinado momento, tive a impressão de que estava próximo de embarcar para o Oriente Eterno, consumando a Viagem inexorável que todos nós, pobres ou ricos, teremos que enfrentar. Quanto aos ricos, convém lembrar que viajarão com o bolso vazio, tal qual aconteceu ao advogado milionário, morador na SQS 113, quadra em que também resido. Esse respeitável vizinho deixou fazendas, dezenas de imóveis e um montão de dinheiro para seus herdeiros, quando um assaltante antecipou a data de sua partida, aplicando-lhe 35 facadas. Mesmo sem saber onde fica o porto de desembarque nessa travessia do rio Jordão (conforme afirmam os evangélicos negros do Alabama), não cheguei ao ponto de me borrar de medo. E, certa noite, tive a coragem até mesmo de cantar com a voz do pensamento (para não acordar minha mulher), o lindo hino presbiteriano: “Da linda Pátria estou bem longe, / Cansado estou. / De Jesus eu tenho saudades, / Ó quando é que vou!…”

Não fui e não quero embarcar agora, apesar dos 89 outonos que completei em novembro, niver sobre o qual rabisquei aqui neste cantinho de página. E também porque pretendo concluir meu 12º livro, uma autobiografia escrita de memória (faltam cinco capítulos), que tem o título-roteiro “O Menino que Tinha Medo de Gente”. Se Deus permitir, pretendo transformar este Ano Novo de 2015 em vida nova. Que assim seja, Amém!

Compartilhe essa notícia:

Picture of Fernando Pinto

Fernando Pinto

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Entre modismos e responsabilidade

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

Indústria: das regiões metropolitanas para as cidades médias

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

“Adesivaço” reforça mobilização em defesa do BRB

25 de fevereiro de 2026

Arruda segue inelegível

25 de fevereiro de 2026

República do Piauí se reúne em Brasília

25 de fevereiro de 2026

Socorro ao BRB divide distritais

25 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.