• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Amparo médico a vítimas de violência sexual

  • Agência Brasília
  • 26/03/2018
  • 12:56

Compartilhe:

Os Hospitais Regionais de Taguatinga e de Samambaia contam, desde 15 de março, com ambulatórios de ginecologia e pediatria específicos para casos de violência sexual. A proposta é que os pacientes tenham acompanhamento integrado aos núcleos de Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (PAV) das respectivas unidades. O de Taguatinga é chamado de PAV Azaléia, e o de Samambaia, PAV Orquídea.

“As vítimas de violência precisam de atendimento imediato e posterior ao abuso sexual para que recebam a profilaxia, façam exames e outros procedimentos de saúde”, diz a psicóloga responsável pela implementação dos ambulatórios, Aline de Melo Soares.

Antes, as mulheres vítimas de violência eram encaminhadas para dar continuidade às consultas em unidades básicas de saúde. “Muitas vezes, elas não querem falar novamente da situação com outro médico, e os pais também não gostam de expor a situação da criança. Por isso, é importante ter o atendimento em um único local, que vai oferecer acompanhamento permanente.”

No caso da consulta pediátrica, ela é destinada a crianças vítimas de abuso sexual e/ou de violência física, psicológica, negligência e abandono, entre outras formas de agressão.

Unidades que oferecem serviço específico de ginecologia

Além de Taguatinga e Samambaia, o Hospital Regional da Asa Norte e o Adolescentro, na 605 Sul, oferecem o serviço de ginecologia específico para casos de violência sexual no DF.

“Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o ideal é que as vítimas de violência sexual façam consultas ginecológicas por até seis meses, sendo a segunda consulta após 15 dias, e as demais, após 30, 90 e 180 dias”, explica Aline.

Para a psicóloga do PAV Azaléia, Renata Tavares, o serviço oferecido no hospital de Taguatinga será importante para evitar a “revitimização” da pessoa que sofreu a violência, já que será atendida pelos mesmos profissionais. “O ideal é que o paciente não tenha que recontar sua história porque ele acaba vivenciando novamente os sentimentos e as emoções do momento da agressão.”

Dias e horários de atendimento

No Hospital Regional de Samambaia, o atendimento pediátrico exclusivo para vítimas de violência será às terças-feiras, e o ginecológico, às quintas. Em Taguatinga, a ginecologia atenderá às segundas-feiras, enquanto a pediatria funcionará às sextas.

O horário de funcionamento das duas unidades é das 7 às 19 horas. Os pacientes são encaminhados ou atendidos por demanda espontânea.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Agência Brasília

Agência Brasília

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

Prefeitura de Valparaíso regulamenta ValeGás

12 de março de 2026

IFG em Valparaíso abre vagas com bolsa para a rede pública

12 de março de 2026

Fundação Índigo anuncia curso para formar candidatos do União Brasil

12 de março de 2026
Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Resultados Fiscais do GDF: Audiência na CEOF

11 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?