A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) foi a primeira parlamentar em exercício de mandato a receber a medalha Amigo da Primeira Infância desde a criação do Prêmio, em 2021. A indicação foi da deputada Andréia Siqueira (MDB-PA) echancelada por um conselho deliberativo da Casa.
A entrega da terceira edição do prêmio Amigo da Primeira Infância foi entregue na quarta-feira (6), no salão nobre da Câmara Federal. Ela é umreconhecimento a iniciativas de pessoas e entidades em benefício de crianças até seis anos de idade.
Única parlamentar escolhida entre os homenageados deste ano, Paula Belmonte agradeceu. “Sou fruto da escola pública e nunca imaginei que eu não pudesse chegar até aqui, mas cheguei. E trago comigo essa pauta tão essencial, que se refere às nossas crianças”.
Acompanhada do marido, o advogado Luís Felipe Belmonte; da mãe, Aurora Paro; e dos cinco filhos, a distrital se emocionou ao lembrar do pequeno Arthur, o filho que perdeu quando ele tinha apenas dois anos de idade. “Não tem como eu receber esse prêmio sem lembrar do filho, que não consegui salvar. Mas eu posso ajudar a salvar outras crianças”.
Também receberam o prêmio o projeto Bairro da Juventude dos Padres Rogacionistas (Criciúma-SC), o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro), o Instituto do Câncer Infantil (Porto Alegre) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola.