Luís Ricardo
João Gabriel Souza Lins, estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia, fez bonito no Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID), das Paralimpíadas Escolares do Distrito Federal. Na última semana, o aluno do 9º ano da Sala de Recursos (laudo de DI/ANE) conquistou a medalha de ouro na modalidade Bocha.
“Para nossa escola é muito orgulho. Por meio dessa medalha conquistamos mais um passo na busca por inclusão nas escolas públicas. Ela representa superação, e foi conquistada com muita dedicação, mesmo o João tendo suas particularidades e limitações”, comemora a professora da Sala de Recursos do CEF 16, Esse Alves Tentis.
As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Nesta primeira etapa, foram inscritos 308 atletas de atletismo, bocha e natação.
O novo formato da competição tem três fases regionais e uma nacional. A primeira regional em Brasília recebeu participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Já a cidade de Natal contemplará a fase regional Nordeste de 24 a 26 de agosto, enquanto São Paulo será sede da etapa regional Sul-Sudeste (exceto Minas Gerais, que participará da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro.
A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.