Enquanto mais de um milhão de fãs se acotovelavam nas areias de Copacabana e arredores, e outros milhões se postavam em frente à TV para assistir ao internacional megaevento da norte-americana Lady Gaga, uma pequena multidão de brasileiros se reunia no povoado de Olhos d’Água para curtir o show de Almir Pessoa. O violeiro goiano foi a principal atração do 2º Festival da Cachaça do distrito de Alexânia, a 90 quilômetros de Brasília.
Alegria e descontração marcaram a segunda edição do festival, que aconteceu de quinta-feira (1º) a sábado (3) para escolher “A mió de Goiás” entre os produtos expostos em dez estandes de alambiques do estado. “Prefiro mil vezes ouvir a nossa viola caipira do que aquela badalação lá do Rio de Janeiro”, dizia o nativo Divino Manuel, que dançava catira na calçada de pedra da Praça Santo Antônio, no centro de Olhos d’Água.
Foto: Orlando Pontes/BsbCapital
“Isto aqui é a verdadeira cultura brasileira, desde a bebida [a cachaça] até à comida típica”, emendava o cinegrafista aposentado Jácio Fiúza, enquanto se fartava com uma porção de galinhada caipira com pequi servida em marmita de isopor e levada à boca com uma colher de plástico – intercalada, evidentemente, por tragos da “marvada”.
NACIONAL – O encontro também pode ter sido uma guinada na festa idealizada pelo empresário Ruben Costa, o Rubinho, que este ano levou autoridades goianas e do Distrito Federal, além de representantes de 16 embaixadas estrangeiras.
Além das expressivas vendas, os alambiques participantes prospectaram novos negócios. O presidente da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique (Agopcal), Luís Mantega, destacou que o festival veio para ficar e que a associação seguirá firme no propósito de fortalecê-lo ano após ano.
O prefeito Warley Gouveia (PRD) e o vice Naldim Magalhães (PRD) reafirmaram o compromisso de investir anualmente no evento, reconhecendo sua importância para o turismo, a economia e a cultura da região. “O próximo passo é nacionalizar nosso festival, abrindo para a participação de alambiques de todo o Brasil”, projeta Rubinho.
O articulador do festival celebra o sucesso e agradece o apoio de lideranças locais. Ele cita, entre outros, os vereadores Geraldinho do Cartório (PP) e Adair Rabelo (União), os deputados Delegado Eduardo Prado (PL) e Bruno Peixoto (União), o prefeito Warley Gouveia e o vice Naldim Magalhães.