Alimentos orgânicos

BSB Capital 11/05/2014 às 18:32, Atualizado em 11/05/2014 às 18:32

A promoção da qualidade de vida com proteção ao meio ambiente é o grande objetivo da produção orgânica vegetal e animal. A principal característica desse tipo de produção é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo deve contemplar o uso responsável do solo, …

Alimentos orgânicos Leia mais »

A promoção da qualidade de vida com proteção ao meio ambiente é o grande objetivo da produção orgânica vegetal e animal. A principal característica desse tipo de produção é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente.

Para ser considerado orgânico, o processo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais. Não devem ser utilizados fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, bem como não são aceitas espécies transgênicas. O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de alimentos orgânicos.

Dois conceitos são fundamentais na produção orgânica: a relação de confiança entre produtor e consumidor e o controle de qualidade. Existe um selo de certificação, o SisOrg, que é obtido por meio de uma auditoria ou por um sistema participativo de garantia, e se tornou obrigatório desde 2010t.

Os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores. No site do Ministério da Agricultura (http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/organicos/cadastro-nacional) é possível ter acesso ao cadastro nacional de produtores orgânicos.

Alimentos orgânicos ainda são considerados mais caros que os convencionais, o que vem ocorrendo pela elevada procura. No Distrito Federal temos vários locais de venda, confira a lista no http://www.cnph.embrapa.br/organica/pdf/pontos_de_venda.pdf.

Deixe um comentário

Rolar para cima