Alimentação ajuda a combater gripes e resfriados? Mito ou verdade?

mmPor ,16/05/2015 às 17:16, Atualizado em 16/05/2015 às 17:16

Todos já percebemos as mudanças no tempo. Dias mais frios e com menor umidade relativa do ar. Nessas condições a tendência é ficarmos com as janelas e portas fechadas tanto em casa como no trabalho, e com isso, temos menos circulação de ar limpo, e quando alguém aparece com o vírus da gripe, logo todos …

Alimentação ajuda a combater gripes e resfriados? Mito ou verdade? Leia mais »

Todos já percebemos as mudanças no tempo. Dias mais frios e com menor umidade relativa do ar. Nessas condições a tendência é ficarmos com as janelas e portas fechadas tanto em casa como no trabalho, e com isso, temos menos circulação de ar limpo, e quando alguém aparece com o vírus da gripe, logo todos no ambiente se contaminam. Em ambientes com ar condicionado isso acontece com frequência, e ainda existe o agravante do ar condicionado ressecar a mucosa das vias aéreas superiores.

A alimentação não tem o poder de cura da gripe, mas é uma excelente aliada na prevenção, pois os alimentos podem trazer pro nosso organismo nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, e se o seu “exército” contra vírus e bactérias estiver fortalecido, o risco de ficar gripado será menor. Portanto, a ideia é prevenir. Como? Mantendo uma alimentação saudável e bastante variada, principalmente no que se refere ao consumo de frutas e hortaliças. Ah! E pra quem trabalha em ambiente com ar condicionado, a hidratação é ponto fundamental. Então, a regra de ouro nesse caso é beber em torno de 2 litros de água por dia.

Muita gente acredita ainda hoje que o consumo de alimentos fontes de vitamina C ou até a suplementação dessa vitamina evita o aparecimento de gripes e resfriados, o que não é verdadeiro. O que foi verificado em estudo de revisão feito já há mais de 10 anos, é que a suplementação com vitamina C reduz de forma significativa a duração da doença e isso apenas verificado em adultos. Manter uma alimentação equilibrada e beber água em abundância são os pontos chaves pra essa época do ano!

 

Leia Mais:

Alimentação, depressão e demência: existe relação?Câmara aprova retrocesso na rotulagem de transgênicos

Gastronomia Funcional

 

Deixe um comentário

Rolar para cima