Setenta artesãos de Olhos d’Água, distrito de Alexânia (GO) a 90 quilômetros de Brasília, serão beneficiados com um auxílio emergencial de R$ 1.200. Os cheques serão entregues nesta terça-feira (26), às 17h, pelo prefeito Allysson Silva Lima, na escola municipal Geminiano Ferreira de Queiroz.
A ajuda, paga com recursos do próprio município, é uma compensação aos trabalhadores prejudicados com o cancelamento da 94ª Feira do Troca, que deveria ter ocorrido no primeiro fim de semana de dezembro do ano passado e foi cancelada devido às regras de afastamento social em função da pandemia do novo coronavírus.
Considerada a capital do artesanato goiano, Alexânia viu os profissionais do setor passarem dificuldades ao longo de 2020 em função das restrições impostas para evitar a propagação da covid-19. O cancelamento de duas edições da Feira do Troca (a outra seria em junho) foi um agravante dessa situação.
Ao liberar o pagamento do benefício, a Prefeitura corrige um erro administrativo, que no ano passado levou à perda do repasse da Lei Aldir Blanc (lei 4.017/2020), pela qual o governo federal custearia um auxílio emergencial para os artistas – pessoas físicas e jurídicas – durante a pandemia. Os R$ 1.200 que começam a ser pagos hoje foram viabilizados pela aprovação da lei municipal nº 1529, de 16 de dezembro.
Dos 114 artesãos inscritos para receber o auxílio, 39 ficaram com o pedido pendente, por falta de comprovação. Outros cinco foram negados. O prefeito Allysson Lima explica que, nos casos pendentes, as pessoas devem entregar cópias dos documentos exigidos até a próxima sexta-feira (29). Até aquela data, quem teve a solicitação negada pode ingressar com recurso administrativo.