A Secretaria de Saúde emitiu alerta para prevenir a propagação da leptospirose no Distrito Federal. Este ano já foram registrados dois casos, e devido as chuvas e as enchentes, que têm provocado alagamentos, é importante que moradores próximos a riachos, lagos e córregos fiquem alerta.
A Secretaria está monitorando vetores na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, até agora a área mais afetada pelas chuvas, onde mais de 60 pessoas estão desabrigadas. A Defesa Civil e o Serviço de Limpeza Urbana trabalham para reduzir a quantidade de lama e o acúmulo de sujeira que a chuva espalhou. Estes são o segundo fator mais impactantes para a disseminação da leptospirose, perdendo apenas para locais onde se encontram muitos roedores.
Em 2023, uma pessoa morreu no DF vítima da leptospirose e 111 casos foram notificados, sendo que desse número 75 foram descartados. Nove casos foram confirmados e ainda tem seis em observação. Outro cuidado que a Secretaria pede é a vacinação dos pets para reduzir o índice da doença.