Águas Claras: moradores pedem quebra-molas para evitar acidentes

Netto CostaPor ,18/06/2021 às 8:00, Atualizado em 18/06/2021 às 18:01

Carros e motos e passam em alta velocidade, aumentando o risco de atropelamentos

A alta velocidade dos carros que passam pela Alameda das Acácias, na Quadra 107 de Águas Claras, tem colocado em risco os pedestres que circulam pelo local. Em frente à Praça das Araras, próximo aos condomínios Park Boulevard, Itamaracá, Graciana Amaral e Riviera, o perigo de atropelamento é constante.

“Na terça-feira (15), levamos um susto muito grande”, conta Eduardo Brant, morador do Park Boulevard. “Minha irmã atravessava a pista. O motorista que vinha, ao avistá-la, em vez de reduzir a velocidade, acelerou o veículo e tirou um fino impressionante”, diz.

Ele pede a mobilização dos moradores para conscientizar as autoridades para a necessidade de instalar um redutor de velocidade (quebra-molas) e uma faixa de pedestres no local. “Tem motorista que pensa que aqui é uma pista de autorama”, completa.

A moradora Luciana Vaz também teme que ocorram acidentes de maior gravidade. “Pessoas idosas e com dificuldade de locomoção correm ainda mais riscos de atropelamentos, que podem ser fatais”, diz Luciana.

Moradores do Residencial Park Boulevard falam sobre os riscos de atravessar a pista em frente ao prédio.

Detran vai avaliar

O Brasília Capital encaminhou a demanda dos moradores à Administração Regional de Águas Claras que, após contato com o Detran, enviou a nota abaixo sobre possível instalação de quebra-molas e faixa de pedestres na Alameda das Acácias, altura da Quadra 107:

“A Administração Regional de Águas Claras informa que, conforme normativo do Núcleo de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trânsito (NUSPA), vinculado ao Detran, para construção de quebra-molas devem ser observados os seguintes procedimentos:

1- Anexar croqui do local indicando o lugar proposto para a implantação dos mesmos e abaixo-assinado com a maioria dos moradores do local (50% + 1);

2- O Detran (NUSPA) fará uma visita ao local para análise/parecer conforme disposto na Resolução 039/98 do Contran;

3- Sendo o parecer desfavorável à implantação, o Detran encaminhará correspondência citando os motivos da não implantação; bem como as alternativas de engenharia de tráfego mais aconselháveis para o local.

Além disso, o Detran acrescenta que o projeto de implantação de uma faixa de pedestre leva em conta a necessidade e os critérios de segurança para a travessia, observando a rota de pedestres e os aspectos geométricos da via que garantam visibilidade e redução de velocidade por parte do condutor.

O requerimento deverá ser enviado via sistema de Ouvidoria pelo site: www.ouvidoria.df.gov.br.”

Estamos de olho!

Deixe um comentário

Rolar para cima