Água Mineral fecha por falta de salva-vidas

BSB Capital13/04/2022 às 17:15, Atualizado em 14/04/2022 às 17:12

Associação Amigos do Parque Nacional faz vaquinha para contratar profissionais e reabrir as piscinas

Foto: Reprodução

Diva Araújo

As piscinas da Água Mineral foram fechadas na segunda-feira (11) por falta de salva-vidas. Os espaços foram reabertos ao público na quarta-feira (13) após a Associação Amigos do Parque Nacional de Brasília (Afan) contratar dois profissionais, de forma emergencial e por meio de rateio entre os associados, após uma negociação de valores e esforços conjuntos para que a população não fique sem uma das áreas de lazer mais tradicionais da capital da República durante os feriados prolongados previstos para este mês.

A falta de salva-vidas ocorreu devido ao término do contrato entre a empresa prestadora do serviço e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo a Afam, o instituto precisa solucionar o problema o mais rápido possível, uma vez que a contratação dos salva-vidas é emergencial e a entidade não tem condições de pagar os salários integralmente. O atendimento dos profissionais só está garantido por até dez dias.

Foto: EBC

“O ICMbio tem que entender a importância do Parque para a comunidade e dessa piscina, que é a única de uso público no DF, onde os equipamentos de lazer são elitizados. A Água Mineral é a exceção. Ela é um patrimônio que não podemos perder. É a nossa praia”, diz o presidente da Afam, Moacir Putini. Segundo ele, esta é uma situação que não deveria existir. “Por que não realizar uma licitação de salva-vidas que já tem data certa para terminar, tem empresas contratadas e valores previstos?, questiona Putini, ao lembrar que esta não é a primeira vez que isso acontece.

Só até dia 22

Por meio de nota, o ICMBio informou que as piscinas da Água Mineral foram reabertas na quarta-feira (13), com o apoio da Afam e a previsão de funcionamento é até o dia 22, das 7h às 17h.

Leia mais em Brasília Capital

Deixe um comentário

Rolar para cima