O tema da campanha Agosto Dourado 2023 do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Saúde é “Apoie a Amamentação: Faça a Diferença para Mães e Pais que Trabalham”. O objetivo é dar visibilidade às necessidades e obstáculos de mães e pais trabalhadores no que diz respeito à amamentação.
O Ministério da Saúde recomenda aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e continuado até pelo menos os dois anos, com a introdução orientada de alimentos saudáveis. A cor dourada faz alusão ao padrão ouro de nutrição do alimento para recém-nascidos.
Com a campanha, são divulgadas as vantagens do leite materno, a importância do apoio da sociedade para essa prática, a legislação trabalhista e as iniciativas que protegem o direito da criança, da mãe que amamenta e do pai, que compartilha a responsabilidade dos cuidados do bebê. A intenção é aumentar o número de mães que continuam a amamentar após o retorno ao trabalho. “O mês é de conscientização. Primeiro, da importância do aleitamento. E, neste ano, a atenção está voltada para promover os direitos da maternidade, para que as mulheres possam ser incentivadas a amamentar o quanto quiserem, mesmo que seja no local de trabalho”, diz a coordenadora de Ciclos de Vida da Secretaria de Saúde, Amanda Faria.