Caroline Romeiro (*)
O mês de agosto é chamado de “Agosto Dourado” porque é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, tanto para a saúde do bebê quanto da mãe.
O leite materno é um alimento naturalmente produzido para atender às necessidades nutricionais específicas dos recém-nascidos e lactentes, oferecendo uma série de benefícios para ambas as partes.
O aleitamento deve ocorrer de forma exclusiva até os seis meses de vida e de forma complementar até no mínimo os dois anos da criança, mas pode se estender até quando mãe e bebê sentirem que é o momento certo para parar.
Inúmeros benefícios são conhecidos. Vamos falar sobre alguns a seguir.
O leite materno contém todos os nutrientes essenciais que um bebê precisa para um crescimento e desenvolvimento saudáveis nos primeiros meses de vida. É rico em anticorpos e células imunológicas, proporcionando defesa natural contra uma variedade de infecções, incluindo infecções respiratórias, gastrointestinais e urinárias.
Os componentes imunológicos presentes no leite materno ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê, tornando-o mais resistente a doenças ao longo do tempo.
Bebês amamentados têm menor probabilidade de desenvolver alergias alimentares e dermatites atópicas em comparação com aqueles alimentados com fórmulas. Além disso, estudos mostram que o aleitamento materno está associado a um melhor desenvolvimento cognitivo e inteligência em crianças.
Por tudo isso, o Agosto Dourado busca incentivar e apoiar essa prática fundamental para a saúde e o bem-estar tanto do bebê quanto da mãe.
(*) Mestre em Nutrição Humana e doutoranda em Ciências da Saúde
Instagram: @carolromeiro_nutricionista