- Advertisement -
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) realiza uma operação de derrubada de 18 casas, na chácara 200, quadra 8, de Vicente Pires. A ação teve início às 6h desta terça (4) e deve se estender até o período da tarde. Na tentativa de proteger suas casas, moradores atearam fogo em pneus para impedir a entrada do maquinário nos terrenos que, segundo a Agefis, é de ordem pública.
A princípio, 25 casas seriam derrubadas nesta operação. Entretanto, sete moradores conseguiram liminar junto a Justiça, que dá o direito de permanecerem residindo no local. Em nota, a pasta ressalta que obedece a decisão da Justiça, mas afirma que o Governo de Brasília deverá recorrer da decisão, por meio da Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF).
Nenhum ocupante recebeu notificação de desocupação por se tratar de terreno público, que é destinado a instalação de órgãos que beneficiam a comunidade, como escolas, creches e postos de saúde.
Esta invasão teve início em fevereiro deste ano. A Agefis já havia feito outras tentativas de demolição destas moradias, mas, em função de protestos violentos, a ação foi adiada.
De acordo com a Polícia Militar, não houve confronto por parte dos invasores. Policiais da corporação seguem fazendo a segurança do local. O Departamento de Trânsito do DF (DETRAN), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a CEB, a CAESB, a Secretaria de Segurança Pública, a Terracap, e a Policia Civil também estão no local sob o comando da Agefis.
Leia mais:
- Advertisement -
Polêmica perto do fim
Exclusivas e inúteis
Saúde treinará 50 farmacêuticos para atendimento clínico