Afinal, o que significa dieta?

bsbcapitalPor ,01/01/2016 às 10:44, Atualizado em 09/07/2016 às 3:49

A palavra “dieta”, do grego díaita, significa “maneira de viver”. Interessante, né? Mais interessante é perceber a forma distorcida com que as pessoas lidam com essa palavra. Historicamente, a palavra dieta sempre esteve ligada a algum tipo de restrição alimentar, e traduzida com muita frequência como algo que exclui alimentos da vida das pessoas. Ou …

Afinal, o que significa dieta? Leia mais »

A palavra “dieta”, do grego díaita, significa “maneira de viver”. Interessante, né? Mais interessante é perceber a forma distorcida com que as pessoas lidam com essa palavra. Historicamente, a palavra dieta sempre esteve ligada a algum tipo de restrição alimentar, e traduzida com muita frequência como algo que exclui alimentos da vida das pessoas. Ou seja, uma relação muito forte com proibições. Vale lembrar que nada disso deveria representar essa palavra. Afinal, “dieta” significa hábito de vida.

A maioria das pessoas lida mal com suas dietas. É por isso que temos quadros alarmantes de doenças e morbidades associadas aos maus hábitos de vida. Atualmente, a ciência da nutrição está tentando resgatar o significado real dessa palavra, mostrando aos indivíduos que planejar uma dieta é dispor de alimentos de forma organizada e baseada em critérios científicos, culturais e pessoais.

Até mesmo os profissionais da área têm evitado usar esse termo para evitar algum tipo de recusa ou preconceito por parte de seu pacientes. Mas a verdade é que “cardápio”, “plano alimentar” ou “planejamento dietético”, todos esses termos se referem à mesma coisa.

Convido você, leitor, a refletir sobre sua dieta e o reflexo disso em sua saúde. Você está satisfeito? Se a resposta for não, essa é a hora de procurar uma ajuda profissional. Não é todo mundo que precisa de um nutricionista e, na verdade, até quem precisa provavelmente não vai precisar a vida toda.

O nutricionista pode te ajudar a fazer melhores escolhas para compor sua dieta e, com o tempo, você terá mais autonomia para fazer escolhas saudáveis.

 


Como saber se um produto é orgânico?


Doces e açúcar na primeira infância


Vamos falar de aleitamento materno?


 

Deixe um comentário

Rolar para cima