- Advertisement -
A capital federal movimentou 18.146.405 de passageiros no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek no ano passado. Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal, o número supera em 10% o ano de 2013, quando 16.489.923 pessoas passaram por lá. Com isso, o terminal passa do 4° para o 2° lugar no critério de movimentação de passageiros, ultrapassando o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) e de Congonhas (SP), além de ser considerado um dos quatro maiores da América Latina. Nesse quesito, Guarulhos (SP) é o campeão.
O Aeroporto JK também conquistou o 3º lugar em movimentação internacional, ficando atrás do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), que ocupa a primeira posição, e o Galeão, em segundo. A pesquisa também o coloca em 1º lugar em capacidade de pista, podendo receber até 52 aeronaves por hora. Ocupam o 2° e 3° os aeroportos Guarulhos e Galeão, respectivamente.
Em 2014, cerca de 180 mil aeronaves pousaram e decolaram, uma média de 500 movimentos aéreos por dia. De acordo com a Inframérica, que administra o aeroporto desde dezembro de 2012, com o aumento da capacidade de pista em novembro do ano passado, a expectativa é de que em 2015 a quantidade de voos aumente ainda mais. Os horários de maior operação aérea têm sido entre 18h e 20h.