Por determinação do administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a Agência de Fiscalização (DF legal) demoliu, na quinta-feira (8), um quiosque na C-12, no centro da cidade, construído pela Rede Gasol. O espaço abrigaria um chaveiro que funciona há 34 anos nas imediações do Posto Melhor, que instalaria um tanque de combustível no local.
Ao ser informado, na sexta-feira (2), pela reportagem do portal, Bispo Renato ordenou a suspensão da obra. Porém, no sábado (3), os trabalhos foram acelerados. O administrador foi pessoalmente ao local e determinou a interrupção imediata. Na terça (6), ele encaminhou ofício à Agefis, que na manhã da quinta iniciou a demolição.
O quiosque causou indignação nos comerciantes e transeuntes, por ter sido edificado sobre a calçada, prejudicando a mobilidade de pedestres e o acesso a vários estabelecimentos. Os mais afetados eram a banca de revistas São Paulo, a lanchonete Stop Lanches e a agência do Banco do Brasil.
Após denúncia do site Brasília Capital, o administrador verificou a inviabilidade do deslocamento do chaveiro para aquele espaço e revogou a autorização da obra. Diante do descumprimento de sua determinação, pediu ajuda à Agefis e fez valer a lei.
O chaveiro Elson Santana está no mesmo ponto, por concessão pública, há 34 anos, e não quer deixar o lugar, a não ser que a administração lhe conceda um local próximo de onde ele está para não perder a clientela de tantos anos. Seu quiosque, na esquina do posto, está dentro das normas previstas na concessão.
Já o Posto Melhor pretende instalar um tanque de combustível em área pública, a poucos centímetros da pista da Avenida Comercial Sul, uma via de intenso tráfego de veículos, onde há risco de acidentes graves, inclusive explosões e incêndios que afetariam prédios vizinhos. No início da semana passada, o administrador Renato Andrade recebeu uma comissão de comerciantes que se sentem prejudicados pela obra do quiosque e concordou com os argumentos da comunidade. O grupo, inclusive, havia contratado advogados para defender seus interesses.