A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está oficialmente autorizada a ampliar o racionamento para até 48 horas no Distrito Federal. A Resolução que autoriza o aumento do prazo de corte no fornecimento foi publicada nesta sexta-feira (20) pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
Até o momento, no entanto, a Caesb ainda não tem uma data definida para aplicar o segundo dia de racionamento. A companhia informa que a população será informada com até três dias de antecedência para poder se organizar para os cortes de fornecimento de água.
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, diante da situação crítica de escassez hídrica no reservatório do Descoberto, “a Caesb está autorizada a ampliar o período de restrição de fornecimento, de acordo com plano de racionamento a ser aprovado, devendo ser observado o limite máximo de 48 horas de interrupção do fornecimento de água”. Hoje, a interrupção é de 24 horas.
Ainda segundo a Adasa, as precipitações registradas e as condições climáticas para outubro não atenderam às expectativas. O Distrito Federal também registrou recordes de temperaturas, como, por exemplo, no domingo (14), de 37,3ºC, com o aumento significativo da taxa de evaporação.
A situação é dramática. Os níveis dos dois reservatórios que abastecessem a capital não param de cair. Nesta quinta-feira (19), o Descoberto reduziu para 10,5%. O de Santa Maria ficou em 25,2%.
Com informações do portal Metrópoles