A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) autorizou a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) a aumentar a vazão média mensal captada do reservatório do Descoberto para até 3,3 metros cúbicos por segundo. A decisão foi publicada nesta terça (6) no Diário Oficial do DF. Pela resolução anterior, a Caesb podia captar até 3,1 metros cúbicos por segundo. Outra mudança é que os irrigantes dos principais afluentes do reservatório ficam autorizados a captar água diariamente das 6 às 9 horas. A permissão era do mesmo horário, porém em dias alternados.
A decisão levou em conta o aumento do volume útil dos dois reservatórios (Descoberto e Santa Maria). De fato, em meados de fevereiro, o Descoberto apresentava volume útil na ordem de 54%, e o Santa Maria, de 40%.
Com base nessa análise, as curvas de referência adotadas para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios foram atualizadas para o ano de 2018.
De acordo com a projeção, as metas para este ano são:
Descoberto
- Março: 65%
- Abril: 70%
- Maio: 69%
- Junho: 64%
- Julho: 55%
- Agosto: 46%
- Setembro: 35%
- Outubro: 24%
- Novembro: 30%
- Dezembro: 37%
Santa Maria
- Março: 45%
- Abril: 50%
- Maio: 50%
- Junho: 49%
- Julho: 45%
- Agosto: 40%
- Setembro: 35%
- Outubro: 31%
- Novembro: 29%
- Dezembro: 29%
A curva de acompanhamento dos reservatórios foi elaborada a partir do estudo de cenários feito pela Adasa, com participação da Caesb e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
A avaliação é feita com base nos níveis do reservatório, cuja alteração se dá em razão da situação climática, das entradas de água trazidas pelos afluentes e das saídas, oriundas do consumo pela população, do consumo dos agricultores e da evaporação.