Açúcar ou adoçante?

mmPor ,10/04/2016 às 9:09, Atualizado em 09/07/2016 às 3:49

Essa pergunta é muito comum hoje em dia. E muitas pessoas chegam a mim com essa dúvida. Muito tem se estudado sobre os efeitos dos edulcorantes e adoçantes artificiais na saúde humana. E cada vez mais controvérsias aparecem. E, o que é pior: muitas vezes as informações são distorcidas, ou dados de estudos são extrapolados …

Açúcar ou adoçante? Leia mais »

Essa pergunta é muito comum hoje em dia. E muitas pessoas chegam a mim com essa dúvida. Muito tem se estudado sobre os efeitos dos edulcorantes e adoçantes artificiais na saúde humana. E cada vez mais controvérsias aparecem. E, o que é pior: muitas vezes as informações são distorcidas, ou dados de estudos são extrapolados para a população em geral sem levar em consideração as particularidades de cada indivíduo.

Muitas pessoas usam o adoçante para substituir o açúcar em dietas para redução de peso. Sobre essa prática, respondo categoricamente: ela é equivocada! Sim, pois em dietas para redução de peso, precisamos mudar hábitos de vida e, entre eles, está a redução de açúcar de adição.

Vejam bem: eu disse redução e não substituição! A ideia é reduzir o uso do açúcar, ao ponto que essas pessoas não precisem mais adoçar sucos ou até o café. Para muitos isso pode parecer estranho, mas é um processo para restabelecer o paladar de forma saudável, pois hoje, com alimentos hiperpalatáveis, ricos em açúcar, temos papilas gustativas completamente saturadas e viciadas em açúcar. Simplesmente trocar o açúcar por adoçante não vai ajudar a restabelecer esse equilíbrio necessário.

Para quem tem diabetes, é necessário o uso de adoçante? Aqui eu teria cautela na resposta. E digo: depende. Algumas pessoas, fazendo redução do açúcar, ajustando a quantidade total e o tipo (entendam aqui a qualidade) de carboidrato que vai fazer parte da dieta, conseguirão controlar os níveis glicêmicos.

Mas existem pessoas que têm mais dificuldade na transição de comportamento. Para essas pessoas, usar adoçante será necessário. Mas é importante saber que o uso dessas substâncias não deve ser de forma indiscriminada. A orientação de um nutricionista será importante.

Se você está tentando reduzir o açúcar de adição em suas preparações, anote essa receita do “açúcar de especiarias”: açúcar mascavo ou demerara, cardamomo em pó, canela em pó, gengibre em pó, cacau em pó.

 


Chocolate: vilão ou mocinho?


Coma em companhia!


Epigenética e a Nutrição


 

Deixe um comentário

Rolar para cima