O automobilismo brasileiro ganha novo eixo no coração do país: a região Centro-Oeste assume lugar de destaque com a reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília e a reforma do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna.
Em Brasília, o autódromo, que está fechado há 11 anos, agora reabre as portas com investimento estimado de R$ 100 milhões na primeira fase da revitalização, que inclui modernização do traçado, novo asfalto, áreas de escape, guard-rails, boxes provisórios e paisagismo.
No dia 30 de outubro, o governador Ibaneis Rocha fez uma inspeção dirigindo uma Porshe e adiantou que o projeto vai muito além das corridas. “Queremos trazer empreendimentos automobilísticos, concessionárias de marcas, eventos de apresentação de veículos e manter a cidade movimentada com o automobilismo, a motovelocidade e outras modalidades, todos os finais de semana a partir de 2026”.
O traçado original de 5.384 metros com 16 curvas – nove à direita e sete à esquerda – foi preservado, e o projeto prevê variações de circuito, como o anel externo e configuração apta para MotoGP.
A reabertura, marcada para 30 de novembro com acesso gratuito para 50 mil pessoas, etapa da Stock Car e show de Bell Marques, sinaliza não apenas volta ao calendário esportivo, mas inserção na agenda de lazer, turismo e novos negócios.
Para a ocasião, o GDF também anunciou transporte público gratuito para o sábado (29), data que integra a programação especial de reinauguração do complexo.
Velocidade sobre duas rodas
Em Goiás, o autódromo de Goiânia também acelera rumo à vitrine internacional. No dia 19 de outubro, o governador Ronaldo Caiado anunciou que as obras estão 60% concluídas.
A reforma prevê asfalto tipo Gap-Graded, de alto desempenho e adaptado ao calor intenso de Goiânia, ampliação da reta de 12m para 15m para velocidades acima de 370 Km/h e requalificação completa de boxes, camarotes, vestiários, torre de controle, áreas de escape e estrutura médica oito vezes maior. “Tudo está correndo aqui para oferecer ao povo goiano, ao Brasil e ao mundo a pista mais linda e mais veloz do MotoGP”, ressaltou Caiado.
O acerto com a Dorna Sports, empresa detentora dos direitos comerciais do MotoGP, inclui a realização do evento de 20 a 22 de março de 2026 como a grande estreia internacional da região. Um evento-teste está previsto para janeiro, quando o autódromo deverá receber homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Essa dupla de transformações – Brasília com foco nacional e multiuso, Goiânia com olhar global – coloca o Centro-Oeste como novo polo do automobilismo brasileiro. A aposta não é apenas na pista, mas em todo o ecossistema: empregos diretos e indiretos, turismo, serviços, engajamento da comunidade, shows, lazer familiar, escola de condução e apresentação de marcas automobilísticas.
Prova disso é que, em Brasília, a ideia é que o autódromo funcione também como espaço para caminhadas, bicicletas e eventos de apresentação de veículos. Em Goiânia, as novas instalações prometem padrão técnico de ponta e infraestrutura digna dos maiores eventos do mundo.
Para os apaixonados por velocidade e inovação, a mensagem é clara: o Brasil deixa de ver o automobilismo apenas em São Paulo ou Rio de Janeiro e volta seu olhar para o Centro-Oeste, onde infraestrutura de alto nível, traçados modernos e visão estratégica se unem para entregar experiências inéditas.