O tradicional Brasília Futebol Clube (antigo Brasília Esporte Clube), fundado em 1975 por um grupo de empresários ligados à Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), voltará a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Brasiliense ainda em 2020. O anúncio foi feito quarta-feira (28), durante a solenidade de reabertura do estádio Joaquim Domingos Roriz, em Samambaia.
O Rorizão estava interditado há três anos pelo Ministério Público (MPDFT) por falta de laudos que comprovassem condições de funcionamento. A questão foi solucionada pela Secretaria de Esporte e Lazer, que montou uma força-tarefa de vistoria para garantir a liberação do espaço com segurança para o público e para os atletas.
Campeão – O BFC é o terceiro clube com mais títulos do futebol candango e a equipe da capital com maior número de participações na série A do Campeonato Brasileiro. Foi oito vezes campeão brasiliense da primeira divisão, duas vezes da segunda divisão, conquistou uma taça JK e uma Copa Verde.
O novo presidente do Brasília, Flávio Simão, disse que o planejamento é chegar à elite do futebol nacional em cinco anos. Para isso, precisará conquistar a primeira divisão local ainda em 2021 e ficar entre os primeiros quatro colocados das séries D, C e B nos anos subsequentes.
“Estamos resgatando a história do BFC, que também é parte da história da cidade”, frisou Simão. Para o presidente da Federação de Futebol do DF, Daniel Vasconcelos, “o Colorado tem todas as chances de subir já em 2021”. Atualmente, o time disputa a segunda divisão do DF, mas, sendo vitorioso em 2020, passará a integrar a Série A no próximo ano.
“Sabemos o que o BFC significa para o DF, e não queremos apenas um time local na primeira divisão. Queremos vários. Para isso, podem contar com o apoio do governo, pois sabemos que o futebol precisa de ajuda do Estado para dar certo”, disse a secretária de Esportes e Lazer, Celina Leão.
O vice-governador Paco Britto reforçou que o GDF tem trabalhado para a reabertura dos estádios ao público, “mas de forma gradual e responsável”. Paco elencou ações do governo na área do esporte, entre elas os reparos feitos no estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão, em Taguatinga, para receber jogos do Candangão.