Acrobacias aéreas serão a maior atração do desfile em comemoração aos 193 anos da independência do Brasil
- Advertisement -
Trinta mil pessoas são esperadas na Esplanada dos Ministérios na segunda feira, 7 de Setembro, para as comemorações do Dia da Independência do Brasil. O Desfile Cívico-Militar começa às 8h45, com a revista às tropas pela presidente Dilma Rousseff, e deve ir até 10h30. O percurso é de 2 Km, na Via N1, sentido Palácio do Planalto/ Rodoviária do Plano Piloto.
A festa este terá o retorno da Esquadrilha da Fumaça, que em 2014 fez apenas um sobrevôo no desfile da Esplanada, já que os aviões eram recém-adquiridos. A Força Aérea Brasileira (FAB) também levará para o desfile o Super Tucano e os aviões que atuam na defesa do espaço aéreo, como o KC-130 Hércules e os caças F-5M e A-1.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a estrutura tem 22 mil lugares nas arquibancadas, tablados especiais e tribunas. Também foram montados pontos de distribuição de água, postos de saúde, postos de atendimento para crianças e outras estruturas de serviço.
Mais de 20 entidades e órgãos participam do evento. A Secretaria de Educação do DF e o Ministério da Defesa são os responsáveis, respectivamente, pelos desfiles civil e militar.
Abre e fecha
Funcionam em horário especial na segunda-feira os pontos turísticos da cidade, como o Catetinho, o Jardim Botânico, o Museu Vivo da História Candanga, etc. O BRB, o Hemocentro e o Na Hora estarão fechados. Os órgãos de saúde atenderão casos de emergência, e as delegacias funcionarão em regime de plantão. Devido à greve da Polícia Civil do DF, as delegacias atenderão somente flagrantes e ocorrências graves. Os demais boletins de ocorrência devem ser feitos pela internet.