“A vitória sobre si mesmo é a maior vitória”, dizia Buda. E esta vitória é o que Jesus chamava de implantação do Reino de Deus em nós. Liberte-se! É fácil e simples, mas depende do seu empenho.
Como vencer a inveja? Não comparando e não se comparando. Como vencer a inveja dos outros em relação a você? Não falando dos seus planos e nem dos seus êxitos. Cala a boca. Inveja não é superstição; é uma energia negativa irradiada pelo invejoso, que prejudica.
Como vencer a decepção? Não criando expectativas. Como vencer a frustração? Confiando que a vida sabe o que é melhor pra você. Então, lute por tudo como se fosse melhor pra você, mas não esqueça do “se”. Nem tudo o que você busca é o melhor pra você.
Como vencer a antipatia? Não comentando sobre a pessoa antipatizada; não focando naquilo que desagrada; e procurando conhecer a história dela.
Como vencer o orgulho e a vaidade? Tendo gratidão e não comparando-se. Quanto mais você for e tiver, mais gratidão tenha. Sem o apoio de centenas de pessoas você não seria nada.
Como vencer o egoísmo? Estando atento a tudo que você recebeu e recebe de graça, desde o oxigênio que respira até o telefonema dos amigos que lhe alegram.
Como vencer a mágoa? Conhecendo-se. Sabendo que erra, que também têm defeitos e afastando-se de pessoas agressivas, nocivas, vazias, inconvenientes e desagradáveis.
Como vencer a má vontade alheia? Conscientizando-se de que, independentemente da sua condição, você é um ser único, com tarefa única em missão de realizações e aprendizado na Terra.
Como despertar a fé? Lendo o Novo Testamento, estudando as relações entre os seres vivos e entre eles e o meio ambiente.
Como melhorar as relações? Interessando-se pelas pessoas, conhecendo suas histórias, sem transformá-las em curiosidade. Ser sincero não significa ser grosseiro. Sinceridade sem inteligência é grosseria.
Como sair do umbral? Ajudando aquele que está em pior situação que você.
“Fora da caridade não há salvação”.