Diante das dificuldades, se você reagir em DDI (desânimo, desespero ou revolta), tornar-se-á um ser humano pior e a vida vai piorar para você. Se reagir em DDS (disposição, dedicação e superação), tornar-se-á melhor e melhorará para você.
Viva com ânimo e as coisas mudarão! Se você for queixoso, chegará a hora que não verá mais nada de bom. Ao invés de queixa, gratidão. Nas decepções, fracassos e frustrações, pergunte-se: o que aprendo com isto?
Como dizia Irmã Dulce, nada é por acaso! “Quando o sentimento de gratidão é compreendido, as reclamações desaparecem, pois elas só existem na mente queixosa, sem gratidão”.
Aprenda sempre, cresça e coopere, mas não trate as pessoas como meios para atingir algum fim. Relacione-se com amor e respeito. Nunca as possua, e nem se deixe possuir por elas.
Coopere! Todos nós somos necessitados e precisamos da colaboração uns dos outros. Cooperação, ao invés de competição! Fazer o bem quando está tudo bem é fácil. O desafio é fazê-lo quando a gente não está bem. Experimente e verá como sua situação muda!
As pessoas queixosas não percebem nada de bom e atraem mais problemas. “Pouquíssimas pessoas decidem ser felizes. Elas decidiram ser miseráveis porque na miséria elas se tornam o foco das atenções”.
“A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza”.
“É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias”.