O Mestre Osho, no livro \” O Barco Vazio\”, fala sobre a vida e o viver, comentando ensinamentos do Mestre Chuang Tzu.
- Advertisement -
“As pessoas que têm problemas acham que a vida não tem sentido. Por que a vida parece tão sem sentido? O que isso significa? Significa que a vida tornou-se só trabalho e nenhuma brincadeira. Você tornou a sua vida completamente cheia de trabalho. Você nunca brinca. Você nunca é um participante em qualquer diversão.
“A vida parece sem sentido porque o significado consiste num equilíbrio entre o útil e o inútil. Você negou completamente o inútil. Você fechou a porta. Agora, apenas o útil está presente. O útil se tornou um fardo. Você está sobrecarregado por ele.
“Se, por volta dos 40 anos de idade, você tiver úlceras; isso mostra que você é bem sucedido. Se já passou dos 40 ou 50 anos e as úlceras ainda não apareceram, você é um fracasso. Aos 50, você já deve ter tido o primeiro ataque cardíaco. Aos 60 você morrerá sem nunca ter vivido. Não houve tempo para viver. Você vivia ocupado.
“Um homem rico é um perdedor. Um homem de sucesso é um fracasso. Mas, como você olha com os olhos da ambição, olha para as posses. Você nunca olha para o político, olha para o cargo, para o poder, nunca para a pessoa, perdendo tudo, sem sequer um vislumbre do que seja felicidade.
“Ela comprou o poder, mas, ao comprá-lo, se perdeu. Até mesmo um homem pobre pode ser mais rico no que diz respeito à vida\”.
A um jovem que queria segui-lo, advertiu-o Jesus: \”as aves do céu têm ninho e as raposas têm covil, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça\”. As posses e o poder geram, nos seres inferiores o apego que escraviza impedindo a felicidade.
Superando as frustrações afetivas
A profecia de Dom Hélder Câmara
Brasil dividido