José Matos
As religiões tradicionais, com o intuito de aprisionar os fiéis, pregam a ideia de um Deus cruel e vingativo: o temor a Deus. Esta ideia anacrônica está afastando as pessoas dos seus templos, exceto aquelas que, a partir dos anos 1960, passaram a pregar o deus-dinheiro. Ou seja, é ajudado quem paga o dízimo e é generoso nas ofertas.
Ledo engano. Deus é amor. Deus é como a chuva que cai sobre a terra do homem bom e do homem mau, ensinou Jesus. O pensador cristão Pietro Ubaldi nominava Deus como Deus-Lei: um conjunto de leis que agem naturalmente para levar todos ao crescimento e à felicidade. Assim, o rigor da lei – ou a dor – acontece como última alternativa para levar ao progresso quando a opção do amor fracassou.
Desta maneira, para cada erro ou desvio de caráter, atrai-se o remédio correspondente para educar, elevar e não para causar sofrimento, embora cause:
Para o preso, a valorização da liberdade e da vida; para o doente, a valorização da saúde, do corpo e da vida; para o paralítico, a valorização do movimento; para o desempregado, a valorização do emprego; para o analfabeto, a valorização da escola, do conhecimento; para o órfão, o abandonado, a valorização da família, do lar; para o humilhado, a valorização da dignidade e do respeito; para o egoísta, a solidão; para o cruel, a dor, física ou moral; para o mudo, a valorização da fala; para o solitário, a valorização da companhia, dos amigos, da família.
Entenda a mensagem da vida; jogue o jogo da vida com consciência, humildade, disposição e cooperação. A vida quer somente que você cresça e ajude o outro a crescer. “Sem cooperação a máquina da vida não funciona”.
Se você quiser crescer em prejuízo do próximo, estará contra a cooperação pedida pelo fluxo da vida. E assim atrairá o remédio amargo para lhe corrigir. “Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se arrependa e viva”.
Cresça, ajude a crescer. Realize seu propósito. Às vezes, a realização do propósito é empreendimento difícil, mas a vida programou pessoas para você encontrar, ser encontrado, ser ajudado e realizá-lo.