A vida age em seu benefício por meios de pessoas, lugares e situações para lhe elevar, humanizar. Você é estúpido? Conheceu e conhecerá pessoas gentis, pacíficas, compreensivas, educadas. É falso? Conheceu e conhecerá pessoas sinceras, reais, verdadeiras. É triste? Conheceu e conhecerá pessoas alegres, otimistas, pra cima. É pessimista? Conheceu e conhecerá pessoas otimistas. É ateu? Conheceu e conhecerá religiosos praticantes de verdade. Não gosta de higiene? Conheceu e conhecerá pessoas limpas e cheirosas. É egoísta e avarento? Conheceu e conhecerá pessoas solidárias, compassivas, generosas. É preguiçoso? Conheceu e conhecerá pessoas dispostas, trabalhadoras.
Você é órfão? Conheceu e conhecerá inúmeras pessoas que lhe aconselharão e lhe exemplificarão fazendo o papel de pais; são professores, tios, avós, irmãos mais velhos, amigos, esposa, marido etc. Ninguém é órfão de verdade. “A vida é uma viagem cujos episódios dependem de nós. Só a sabedoria elimina as trevas da ignorância”.
Tudo é questão de encantamento. Encante-se com o mal e ele o atrairá e você sofrerá. Encante-se com o bem, ele o atrairá e você será feliz. Insatisfação é desejo de mudança. Veja onde você precisa mudar e aja: quando puder, quanto puder e como puder. Alegre-se, cresça com ética e coopere.
Observe-se! Observe a vida! Veja quanta gente de bem já passou na sua vida e colaborou de forma decisiva. Então, seja grato e uma pessoa de bem para aqueles que você encontrar pelos caminhos da vida.
Acima de tudo, tenha coragem, como pediu Guimarães Rosa: “Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria… Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos… Essa… a alegria que ele quer… O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.