Tácido Rodrigues
O Campeonato Brasileiro de 2026 já entra para a história antes mesmo do apito inicial. Pela primeira vez, o torneio começa em janeiro, o que torna a temporada mais desgastante para atletas e exige maior organização dos clubes.
A mudança é resultado da reformulação promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para acomodar a pausa da Copa do Mundo, a ser disputada de 11 de junho a 17 de julho em três países sedes: EUA, México e Canadá. Em paralelo, os estaduais têm menos datas, com finais previstas para 8 de março.
A largada do Brasileirão acontece na quarta (28) e quinta-feira (29), com confrontos de peso. Destaque para São Paulo x Flamengo, no Morumbis, Atlético-MG x Palmeiras, na Arena MRV, e Fluminense x Grêmio, no Maracanã, além de outras sete partidas.
O formato de pontos corridos com 20 clubes está mantido e marca o retorno dos rivais Coritiba e Athletico-PR à elite após dois anos. Outro representante do Sul é a Chapecoense. Já o Remo protagoniza um feito histórico ao voltar a disputar a primeira divisão após 31 anos.
NOVIDADE – Fora das quatro linhas, o campeonato também estreia mudanças. Entra em vigor o sistema de fair play financeiro, que limita gastos com elenco e amplia o controle sobre dívidas, numa tentativa de reduzir atrasos salariais e crises nas gestões dos times.
Já o impedimento semiautomático, inicialmente previsto, foi adiado pela CBF por não ter sido testado em todos os estádios da Série A. Não há uma data definida para que a tecnologia seja implantada, embora a promessa dos cartolas por menos erros de arbitragem e VAR esteja mantida.
Na disputa pelo título, o favoritismo recai sobre o Flamengo, atual campeão, seguido por Palmeiras e Cruzeiro, que investiram pesado na contratação de no refoeços. Mas o Brasileirão raramente respeita previsões: a maratona de jogos. O calendário apertado e as pausas inesperadas trazem o ingrediente da imprevisibilidade.
Prova disso é que de janeiro a abril os clubes podem disputar até 18 partidas, somando Brasileirão, estaduais e competições regionais. O que quer dizer que a gestão física dos elencos será decisiva já no primeiro trimestre.
BOX
Confira os jogos da 1ª rodada do Brasileirão
Quarta-feira (28/1)
Internacional x Athletico-PR — 19h — Beira-Rio
Coritiba x Red Bull Bragantino — 19h — Couto Pereira
Vitória x Remo — 19h — Barradão
Fluminense x Grêmio — 19h30 — Maracanã
Mirassol x Vasco — 20h — Estádio José Maria de Campos Maia
Chapecoense x Santos — 20h — Arena Condá
São Paulo x Flamengo — 21h30 — Morumbis
Atlético-MG x Palmeiras — 21h30 — Arena MRV
Quinta-feira (29/1)
Corinthians x Bahia — 20h30 — Neo Química Arena
Botafogo x Cruzeiro — 21h30 — Nilton Santos