A verdadeira arte é divina

bsbcapitalPor ,23/02/2018 às 17:09, Atualizado em 23/02/2018 às 17:09

“Ela é aquela que o ajuda a tornar-se silencioso, tranquilo, feliz. Se é uma ponte entre você e Deus é arte verdadeira”

O que é arte? Esta questão surgiu após a exposição de um homem nu tocado por uma criança em São Paulo. Elementos da direita dizendo que aquilo não é arte, enquanto membros da esquerda afirmavam que é arte. A arte, como a literatura, a pintura, a música etc retrata um momento histórico pelo qual um povo, uma nação ou um país está passando.

O mestre Osho, no livro “Criatividade”, acrescenta à arte o adjetivo “divino”. Vejamos: “A vida é uma oportunidade para que se dê sentido a ela. O sentido da vida tem que ser criado. É um poema a ser composto, uma canção a ser entoada, uma dança a ser dançada, um quadro a ser pintado. O iluminado cria o sentido da vida. Viver é uma arte.

“A verdadeira arte envolve algo que o ajude a meditar. Gurdieff costumava chamar de arte legítima a arte objetiva ― ela o ajuda a meditar. O Taj Mahal é arte legítima. Em noite de lua cheia, basta que você se sente lá e fique apreciando aquela bela obra-prima e você será preenchido com o desconhecido. Você começará a sentir algo do além.

“Criatividade significa contemplatividade, um estado de ausência da razão ― então, Deus desce sobre você, o amor flui através do seu ser. É uma bênção. De outro modo é vômito. E as pessoas que se interessam por vômito devem estar doentes, precisam de terapia ― pois quando você se interessa por algo, você demonstra quem você é, onde você está.

“A criatividade emana do Criador e não de você. Você se apaga, a criatividade reluz. Os verdadeiros criadores sabem que não são criadores, mas apenas instrumentos, médiuns. Olhe para um quadro de Michelangelo. Não é produto de sua loucura. Ele estava cheio da fecúndia de Deus.

“Michelangelo dá à luz; Picasso vomita. Buda dá à luz; Nietsche vomita. Nietsche começou a enlouquecer no dia em que afirmou que Deus estava morto. Beethoven dá à luz. Algo imensamente valioso desce das alturas por intermédio dele. Um mundo sem Deus está fadado a tornar-se um mundo insano.

“A verdadeira arte é aquela que o ajuda  a tornar-se silencioso, tranquilo, feliz. Se é uma ponte entre você e Deus é arte verdadeira. Se faz o ego desaparecer é arte verdadeira, e não se incomode com que os críticos disserem”.

Deixe um comentário

Rolar para cima