• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Política

A reação dos presidenciáveis à prisão de Bolsonaro

  • Júlio Pontes
  • 05/08/2025
  • 16:30

Compartilhe:

Foto: Fernando Santos/Governo de São Paulo

Júlio Pontes

Além de tocar a famosa música do Plantão da Globo, a decisão do ministro Alexandre de Moraes de determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) causou rebuliço nas redes sociais dos políticos na segunda-feira (4).

Logo depois do anúncio feito pelo magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), foi o único a se pronunciar por meio de vídeo. “A prisão do Bolsonaro é um absurdo”, disse logo na abertura do conteúdo.

Apesar da primeira frase conversar com a bolha bolsonarista, falou em “desescalar a crise”, em tom pacificador. A ausência de críticas ao STF incomodou aliados de Bolsonaro, mas com certeza, tem objetivo de se aproximar do centro.

Ratinho Jr. (PSD) não se posicionou em outros episódios, como o da tornozeleira e o da anistia. Desta vez, aproveitou o boom para dizer que é preciso buscar o “equilíbrio” para “colocar comida na mesa do trabalhador”. Assim, se manteve longe dos extremos. 

O outro pré-candidato do PSD, Eduardo Leite (RS) não defendeu Bolsonaro. Aproveitou para pregar o fim da polarização, uma de suas bandeiras, e relembrar que apenas um dos cinco últimos presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, não foi preso ou impichado.

De olho nos radicais, o chefe do Executivo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) criticou nominalmente Moraes e definiu como “perseguição política” a prisão decretada. O termo é o mesmo usado por bolsonaristas. 

A única mulher da lista, Tereza Cristina (PP), decidiu se aproximar do público feminino e usou palavras como “fé” e “casal”, além de citar Michelle. O presidente do seu partido, experiente Ciro Nogueira, pegou leve com o Judiciário e disse acreditar que a Justiça prevalecerá no final.

Ainda no governo, mas com um pé fora dele, o União Brasil não se pronunciou oficialmente. Dos líderes da legenda no Congresso, apenas o do Senado, Efraim Filho (PB), se pronunciou. Recentemente ele recebeu apoio de Michelle Bolsonaro para uma provável disputa no governo de seu estado. Já para o pré-candidato ao Planalto Ronaldo Caiado, governador de Goiás, a “escalada política deixa o povo brasileiro em segundo plano”.

A esquerda, de modo geral, não ironizou Bolsonaro, como fez quando o ex-presidente passou a usar tornozeleira eletrônica. Na segunda-feira (4), nem Lula nem Gleisi Hoffmann se pronunciaram. O medo da vitimização de Bolsonaro certamente paira sobre apoiadores de Lula.

Certo é que cada um aproveitou o momento para fazer sua própria política. Conversar com os eleitores que pretende convencer em 2026. É do jogo. Faz parte na democracia.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Júlio Pontes

Júlio Pontes

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Entre curvas, reflexos e resistência

José Matos

Os bem-aventurados

Júlio Miragaya

A guerra no Irã e o mercado de combustíveis no Brasil

Tersandro Vilela

Os custos invisíveis da inteligência artificial

Júlio Pontes

Conservadores são escada para Érika Hilton

Últimas Notícias

VÍDEO: Celina nega contato com Vorcaro e ironiza fake news

26 de março de 2026

DF lança 1º ônibus a hidrogênio do país

26 de março de 2026

Lei antifacção mira “magnatas do crime”

26 de março de 2026

Caravana da Fecomércio leva serviços gratuitos ao Recanto das Emas

26 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?